Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Grupo de teatro na UFPB seleciona voluntários para atuação em espetáculos

Grupo de teatro na UFPB seleciona voluntários para atuação em espetáculos

Inscrições até 6 de março, pelo e-mail internasonamente@gmail.com
publicado: 20/02/2020 19h49, última modificação: 20/02/2020 19h49
A proposta do coletivo é formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres por meio da arte cênica. Foto: Divulgação

O projeto de extensão Teatro Político Interna-só-na-mente, do Departamento de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), divulgou edital para inscrições de voluntários que tenham interesse em atuar e apoiar a produção de espetáculos. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail internasonamente@gmail.com, até o dia 6 de março.

Poderão participar alunos matriculados em qualquer curso de graduação da UFPB e que, dentre outros requisitos, tenham disponibilidade para comparecer regularmente às reuniões semanais do projeto, nas quartas-feiras, de 13h30 até 17h, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), em João Pessoa.

Não haverá pré-requisitos e limites de vagas. Elas serão distribuídas para atuação e apoio à produção, conforme necessidade do grupo e do candidato. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Mariana Baccarini, a iniciativa existe desde 2016 e surgiu como uma maneira de estimular distintas formas de diálogo sobre temas sociais e políticos.

“A ideia veio a partir de um minicurso sobre resolução de conflitos que realizamos. Os participantes se engajaram na atuação para discutir questões sociais e políticas consideradas polêmicas. Nosso objetivo é formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres por meio da arte cênica”, destaca.

A professora Mariana Baccarini afirma que o principal interesse do candidato, para participar do projeto, é o comprometimento com a proposta. “Não faremos seleção de acordo com interesse inicial, mas com a responsabilidade e a participação ao longo da existência do projeto. Queremos manter um grupo em que podemos contar com a presença e a colaboração de todos. Temos alunos que começaram no início da graduação e só saíram quando terminaram o curso”, argumenta.

Segundo a professora, temas como depressão e intolerância religiosa já foram interpretados ao longo da existência do grupo. Atualmente, ressalta Mariana, a equipe está trabalhando no tema da fome para realização de uma peça ainda este ano. O grupo se apresenta também em eventos de escolas e festivais culturais na cidade de João Pessoa. Mais informações no edital e no perfil do projeto no Instagram.

Ascom/UFPB