Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Grupo na UFPB para promoção de saúde e nutrição seleciona 8 estudantes
conteúdo

Notícias

Grupo na UFPB para promoção de saúde e nutrição seleciona 8 estudantes

Coletivo propõe ações conjuntas para população superar problemas diários
publicado: 16/03/2020 19h54, última modificação: 18/03/2020 14h26
Grupo atua desde 2007, por meio de ações com profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, em João Pessoa. Foto: Divulgação

Grupo atua desde 2007, por meio de ações com profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, em João Pessoa. Foto: Divulgação

O programa de extensão Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica (Pinab) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) seleciona, até domingo (22), oito estudantes dos centros de Educação (CE), de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), de Ciências Médicas (CCM) e de Ciências da Saúde (CCS) para participarem das atividades. 

Interessados devem preencher e enviar formulário até domingo (22). O processo seletivo acontece no dia 23 de março, com a realização de uma entrevista online com os candidatos inscritos. .

De acordo com o estudante de Medicina da UFPB e coordenador de comunicação do Pinab, Edgar Fontes, o grupo atua desde 2007 por meio de ações com profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. 

“A proposta de participação de centros como o CE, CCHLA, CCM e o CCS garante a diversidade de um programa de extensão universitária popular que milita na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) há 13 anos. Assim, podemos compor um programa multidisciplinar com ênfase na educação popular em saúde e nas Práticas Integrativas e Complementares (Pics)”, destaca. 

Para Edgar Fontes, o Pinab entende “a extensão popular como parte constituinte do processo de formação crítica de profissionais de saúde e de educação”. As ações do grupo se apoiam na educação popular como base metodológica, estimulando a visão criativa, crítica e humanística tanto dos profissionais quanto dos estudantes e da própria comunidade. 

O grupo procura pessoas com interesse na construção e no fortalecimento do vínculo comunitário, de autonomia e da participação social em saúde, como forma de acessar famílias e territórios. O intuito é perceber as demandas e propor ações conjuntas para a superação de problemas diários, “buscando o bem-estar e ser-no-mundo os próprios autores de suas histórias”, endossa Edgar. Outros detalhes podem ser obtidos via perfil do programa no Instagram. 

Ascom/UFPB