Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Hospital-escola da UFPB, HULW lança campanha para reforçar missão de ensino, pesquisa e extensão

Por semestre, mais de 1 mil alunos desenvolvem atividades no HULW
publicado: 23/09/2021 16h49, última modificação: 23/09/2021 16h52
Exibir carrossel de imagens Foto: Angélica Gouveia

Foto: Angélica Gouveia

Referência no Estado em assistência de média e alta complexidade, o Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vinculado à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), lançou, por meio do site institucional e redes sociais, a campanha “HULW: hospital-escola que ensina e transforma o cuidar”, com o intuito de reforçar o seu papel primordial, que é o desenvolver ensino, pesquisa e extensão.

Por meio da campanha, a Comunicação Social do HULW-UFPB vai produzir peças de divulgação para massificar a essência e a missão da instituição. O foco principal serão as redes sociais – YouTube, Instagram e Facebook –, mas também serão produzidas matérias informativas para ampla divulgação pela mídia. O primeiro vídeo foi publicado, em 23 de agosto, no canal do HULW no YouTube. Nesta sexta-feira (24), o HULW disponibilizará o segundo vídeo, de uma série de 16 peças audiovisuais. No primeiro vídeo, o cirurgião cardíaco e professor da UFPB, André Telis, apresenta a ação.

Fundado em 12 de fevereiro de 1980, o HULW forma profissionais na área da saúde há cerca de 41 anos, atuando também na geração de conhecimento por meio de pesquisas, tudo isso aliado à prestação de serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O superintendente do HULW-UFPB/Ebserh, Dr. Marcelo Tissiani, ressaltou o papel que o hospital exerce na qualificação dos profissionais e informou que a gestão continua se esforçando para alcançar padrões de excelência. “O HULW vem desenvolvendo ações no sentido de alcançar o mais alto padrão, em especial no que se refere ao DNA da instituição, que é o de promover ensino, pesquisa, extensão e inovação, sem esquecer, no entanto, de prestar assistência integral e de qualidade aos usuários”, destacou.

O gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, Dr. Eduardo Sérgio, afirmou que o HULW é um hospital-escola a serviço da excelência. “O Hospital Universitário Lauro Wanderley já nasceu com esse DNA, já nasceu como hospital-escola da UFPB, só que essa visão pouco foi difundida e se tem uma ideia de que o HULW é um hospital de excelência na assistência; mas, na realidade, o nosso objetivo maior é ensinar para transformar. A excelência da assistência se faz através da excelência das pessoas que estamos formando”, esclareceu.

Localizado no campus I da UFPB, em João Pessoa, o HULW tem sido campo para estágios obrigatórios, visitas técnicas e atividades teórico-práticas dos estudantes de graduação, pós-graduação e de ensino técnico. Por semestre, mais de 1 mil alunos desenvolvem atividades no HULW, acompanhados por cerca de 300 professores das mais diversas áreas do conhecimento. A cada ano, são desenvolvidas aproximadamente 175 pesquisas, além de 40 projetos de extensão.

A instituição oferece serviços de saúde de média e alta complexidade (ambulatorial e hospitalar) em 57 especialidades. São ofertadas consultas especializadas, além de cirurgias eletivas e exames.

Os hospitais universitários são centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde. Também chamados de hospitais de ensino ou hospitais-escola, os HUs visam a atuar no aperfeiçoamento da formação dos alunos da área de saúde ao mesmo tempo em que oferecem atendimento especializado à população.

A Ebserh é uma estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Atualmente, a Rede contempla 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Ascom UFPB com informações da Comunicação Social do HULW
Foto: Angélica Gouveia