Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Hospital Universitário da UFPB recebe doação de seis ventiladores pulmonares
conteúdo

Notícias

Hospital Universitário da UFPB recebe doação de seis ventiladores pulmonares

Aparelhos permitem ampliação de 12 para 18 leitos no tratamento da Covid-19
publicado: 17/07/2020 20h14, última modificação: 17/07/2020 20h14
A cerimônia de entrega, nesta sexta (17), contou com representantes da Epasa, responsável pela doação, e da UFPB. O Hospital Universitário da UFPB possui o menor índice de mortalidade pelo novo coronavírus na Paraíba. Foto: Epasa/Reprodução

A cerimônia de entrega, nesta sexta (17), contou com representantes da Epasa, responsável pela doação, e da UFPB. O Hospital Universitário da UFPB possui o menor índice de mortalidade pelo novo coronavírus na Paraíba. Foto: Epasa/Reprodução

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), administrado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, recebeu a doação de seis ventiladores pulmonares. 

Os novos aparelhos permitem ampliação de 12 para 18 leitos no tratamento de Covid-19, no Centro de Terapia Intensiva da unidade hospitalar. A cerimônia de entrega, nesta sexta-feira (17), contou com representantes da Epasa (Centrais Elétricas da Paraíba), responsável pela doação e gestores da federal paraibana. A ação foi realizada em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPB. 

Estiveram presentes nomes como a reitora da UFPB, professora Margareth Diniz; o pró-reitor de extensão, Orlando Villar; o pró-reitor de pesquisa, Isac Almeida; o diretor do Centro de Ciências Médicas da UFPB, Eduardo Sérgio; a superintendente do HULW, Flávia Pimenta; e o diretor-presidente da Epasa, José Ferreira Abdal Neto (Juca). 

De acordo com o pró-reitor de pesquisa da UFPB, professor  Isac Almeida, os equipamentos são essenciais para o tratamento da Covid-19,porque a principal consequência da infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) é a falta de respiração. Além disso, segundo o gestor, o manuseio dos aparelhos é fundamental para a recuperação dos pacientes. 

“O paciente chega a um ponto de que necessita de um respirador artificial. O equipamento doado propicia a ação necessária para estabelecer esse tipo de circunstância. É inestimável a importância de um ventilador pulmonar para o manejo de pacientes com Covid-19 e a doação pela empresa aumentará essa disponibilidade essencial”, afirma o professor Isac. 

Para a superintendente do HULW, Flávia Pimenta, a doação, intermediada pelo professor Orlando Villar da UFPB, possibilitará melhor assistência ao paciente gravemente afetado pela enfermidade da Covid-19. Conforme a gestora, cada aparelho teve o valor de mais de R$60 mil. 

“Estão em uso no ‘CTI Covid-19’ do HULW. Ampliaram os leitos disponíveis atualmente na unidade. Além dos 18 agora no CTI, temos 20 leitos de enfermaria voltados à Covid-19. Foram mais de R$370 mil investidos com os ventiladores. Eles são essenciais no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2)”, destaca Flávia. 

A reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, ressaltou, na cerimônia de entrega, a contribuição do HULW para o combate à pandemia de Covid-19 e destacou a iniciativa da Epasa em contribuir com a melhoria da saúde no estado da Paraíba.

"É uma contribuição imensurável, não só para o nosso hospital, que hoje tem o menor índice de mortalidade da Covid-19 no estado da Paraíba, mas para a sociedade em geral. Parabenizo a Epasa pelos valores da empresa, o compromisso com a vida”, enfatizou Margareth. 

Segundo o diretor-presidente da Epasa, José Ferreira Abdal Neto (Juca), a escolha pela doação ao hospital da UFPB se deu pelo reconhecimento e credibilidade da instituição. “A UFPB é muito reconhecida pelo respeito e credibilidade. Foi escolhida para esta doação por esses motivos”, disse o gestor. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB