Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > HULW e Centro de Informática da UFPB assinam termo de cooperação para investimentos em tecnologia da informação

publicado: 18/06/2021 17h18, última modificação: 18/06/2021 18h49
A parceria busca fornecer cursos de mestrado ao HULW e disponibilizar alunos de graduação para o desenvolvimento de aplicativos e tecnologia na área de saúde

Foto: Oriel Farias

Produção e compartilhamento de novas tecnologias, desenvolvimento e formação de recursos humanos na área de tecnologia da informação voltados para a saúde. Estes são alguns objetivos do termo de cooperação assinado, nesta sexta-feira (18), entre o Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB), em reunião conduzida pelo Reitor Valdiney Gouveia.

Assinaram o documento o Superintendente do HULW, Dr. Marcelo Paulo Tissiani, e o Diretor do Centro de Informática (CI), Prof. Lucídio Cabral, em encontro que teve também a presença do Gerente de Ensino e Pesquisa do hospital, Eduardo Fonseca, e o engenheiro da computação Richelieu Costa, chefe de Websaúde do HULW.

O termo de cooperação dispõe sobre a produção e compartilhamento de novas tecnologias, com foco no ensino, pesquisa e extensão. O Prof. Lucídio Cabral informou que, nessa parceria, o CI pode abrir vagas de mestrado em áreas pertinentes para o HULW e disponibilizar alunos de graduação para o desenvolvimento de aplicativos e tecnologia na área de saúde.

“O Centro de Informática tem a capacidade de desenvolvimento de sistemas de Tecnologia da Informação (TI), e tanto o desenvolvimento quanto a formação de recursos humanos nessa área, em nível de mestrado e de graduação”, esclareceu. Conforme o Diretor, o CI também busca oferecer melhorias no sistema de Gestão Administrativa do HU e auxiliar em demandas, como editais que porventura surjam da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Assinatura do termo de cooperação pelo Dr. Marcelo Tissiani. Foto: Angélica Gouveia

De acordo com o Superintendente Dr. Marcelo Tissiani, essa parceria será levada ao conhecimento de instâncias como o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e a perspectiva é usar tecnologia na assistência à saúde, “principalmente hoje, no novo ambiente virtual que é a telemedicina”.

“Uma vez realizada pelo CI a parte estrutural do projeto, os sistemas, a informática, o HU implementará a parte de assistência médica”, esclareceu Dr. Marcelo Tissiani.

O Reitor Valdiney Gouveia falou que a parceria é importante, pois vai promover a aplicação de Tecnologia da Informação (TI) a questões práticas no âmbito da saúde.

“Que possamos ter esse incentivo, esse apoio por parte do Centro de Informática, que já é um trabalho que outros reitores começam a reconhecer e a pedir nossa assistência, já que estamos desenvolvendo bastante nessa área. Esta parceria nada mais é do que a consagração do trabalho exitoso que está sendo feito no HU com investimento de pesquisa, e que agora terá o apoio do CI”, destacou.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins