Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > HULW/UFPB acolhe novos estudantes internos do curso de medicina

HULW/UFPB acolhe novos estudantes internos do curso de medicina

publicado: 07/01/2022 14h24, última modificação: 07/01/2022 14h26
Atividade teve como objetivo apresentar estrutura educacional do hospital-escola

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizaram, na manhã desta sexta-feira (7), uma solenidade de acolhimento aos novos estudantes internos do curso de medicina. Cerca de 50 alunos foram recepcionados em cerimônia, que ocorreu no auditório Professor Lindbergh Farias, no Hospital Universitário.

A atividade teve como objetivo apresentar aos discentes a estrutura educacional da Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital-escola, além de divulgar os principais temas para a promoção de estágios seguros. No evento, foram realizadas apresentações técnicas do Conselho Regional de Medicina (CRM), da Comissão de Segurança do Paciente do HULW e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da entidade.

“É um momento importante. Os médicos têm um papel central nas nossas vidas, mais enfaticamente evidenciado no contexto da pandemia. Este encontro revelou a importância da assistência humana. É necessário que esse aspecto não seja perdido. O evento foi uma oportunidade para que os estudantes internos possam levar adiante o ofício de cuidar do outro”, pontuou o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia.

A cerimônia foi aberta com a fala de Eduardo Fonseca, Gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, que reforçou a necessidade da realização do evento para familiarizar os alunos com as diferentes áreas de atuação e necessidades do HULW.

“Queremos prepará-los no mantimento da segurança do paciente, na diminuição das taxas de infecção hospitalar e apresentação de referências éticas do comportamento médico. Além disso, é apresentado o papel da Gerência de Ensino e Pesquisa, que é a ponte entre o Hospital Universitário Lauro Wanderley e a Universidade Federal da Paraíba”, explicou.

O internato hospitalar foi iniciado na segunda-feira (3), correspondendo a um estágio obrigatório do curso de graduação em medicina. Ao longo de dois anos, os novos internos terão a oportunidade de vivenciar, na prática, novas experiências para tomada de decisões clínicas bem como adquirir destreza em procedimentos.

Segundo Pablo Leonid, chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão do HULW, o momento representa o esforço da instituição em contribuir com a formação dos estudantes, que irá se colocar como uma rede de suporte para os alunos durante o período de internato.

“A UFPB se destaca em sua formação médica por proporcionar o contato com vários profissionais já experientes no serviço. Nós chamamos atenção dos estagiários para eles não somente valorizarem o conhecimento técnico e arcabouço tecnológico que é proporcionado, mas também ficarem atentos à relação pessoal que envolve os pacientes e seus familiares”, comentou Pablo.

Foto: Angélica Gouveia

Débora Cavalcanti, segunda vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), também elogiou a realização da sessão de acolhimento e destacou a importância da proximidade entre os discentes e as instituições de medicina.

“Além de ser uma excelente oportunidade de entrosamento, nós ficamos mais próximos dos alunos. Aqui nós temos a oportunidade de esclarecer a função do Conselho e tirar dúvidas no que se refere a nossa instituição, que é fundamentada na defesa da boa medicina e da boa assistência médica à população”, afirmou Débora.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Ascom/UFPB