Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > I Fórum do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPB começa nesta quinta (13)

Ações desenvolvidas nos quatro campi da instituição serão debatidas
publicado: 12/06/2019 19h18, última modificação: 12/06/2019 19h19
Programação terá apresentação de pesquisas. Crédito: Divulgação

O I Fórum do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da UFPB será realizado nesta quinta-feira (13), e na sexta (14), no Auditório da Reitoria, no campus I, em João Pessoa.

O fórum constituirá um espaço de interlocuções teóricas e práticas sobre as ações desenvolvidas junto aos quatro campi da instituição e segmentos de atuação dos profissionais do EBTT no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

Além disso, estende essas discussões para o diálogo epistemológico, empírico e reflexivo entre professores, estudantes, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, demais técnicos administrativos e profissionais das comunidades escolares.

Durante os dois dias de evento, serão divulgados ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito das Escolas de EBTT da UFPB e trocas de informações , experiências e construção de redes de relacionamentos entre profissionais e estudantes comprometidos com a melhoria do EBTT na UFPB.

Além disso, a organização tem o intuito de fortalecer o diálogo entre a Superintendência do EBTT (SEBTT) da UFPB, criada no ano passado, pelo Conselho Universitário (Consuni), os Centros de Ensino e a gestão superior da UFPB, visando ampliar as contribuições em pesquisa, ensino e extensão.

Socializar os resultados de estudos, pesquisas e extensão, realizados por estudantes, professores e técnico-administrativos da UFPB vinculados à Escola de Educação Básica (EEBAS), a Escola Técnica de Saúde (ETS) e ao Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) também estão nos planos. Confira, abaixo, a programação completa:

13/06 (Quinta-feira)

8h às 10h - Credenciamento

8h15min - Apresentação Cultural

8h30min - Abertura Oficial

Convidados: UFPB, CONDICAP, CONDETUF, ADUFPB, SEBTT, EEBAS, ETS, CAVN.

9h30min – Mesa Redonda: O Ensino Básico Técnico e Tecnológico nas Universidades Federais: memórias, perspectivas e desafios.

Convidados: Zilmar Rodrigues de Souza (Presidente do CONDETUF) , Walter Júnior (Presidente do CONDICap), Edvânia Braz (Escritora e membro do Grupo Gwaya - Contadores de Histórias/UFG).

Mediação: Nilsamira da Silva Oliveira

12h às 14h – Intervalo

14h - Apresentação Cultural

14h30min - Mesa Redonda: Caminhos estruturais e institucionais do EBTT na UFPB.

Convidados: Diretores dos Centros: Wilson Aragão (CE) , Terezinha Domiciano  (CCHSA) e João Euclides Fernandes Braga (CCS)

Mediação: Representante da ADUFPB

15:30 - Coffee break

16h - Mesa Redonda: Diálogos e vivências de discentes no EBTT/UFPB.

Convidados: representações estudantis da EEBAS, ETS e CAVN.

Mediação: Rodrigo Ronelli

17h30min - Tenda Cultural: O EBTT no forró

Noite

19h - I Encontro dos discentes das Escolas Técnicas da UFPB

Mediação: Ìria B. Wiese e Márcia Rique

14/06 (Sexta-feira)

8h - Apresentação Cultural

8h30min - Mesa Redonda: A indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva do EBTT/ UFPB.

Convidados: Emília Cristina F.de Barros,  Ana Patrícia de A. Bezerra e Fabíola Furtado

Mediação: Ana Carolina B. Dulgheroff

9h30min - Coffee break

10h - Mesa redonda: O EBTT na UFPB: relatos de uma práxis significativa.

Convidados: Patrícia  Ramos (EEBAS), Ivanilda Pedrosa (ETS) e Edvaldo Beltrão (CAVN).

Mediação: Ronaldo Rodrigues Sarmento

12h às 14h - Intervalo

14h - Apresentação Cultural

14h30min - ExpoEBTT: Exposição de trabalhos científicos e stands das escolas.

Participação: EEBAS, ETS e CAVN.

17h - Encerramento

Ascom/UFPB