Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > I Mobility Summit debate o tema da mobilidade elétrica na UFPB
conteúdo

Notícias

I Mobility Summit debate o tema da mobilidade elétrica na UFPB

publicado: 19/05/2023 18h41, última modificação: 19/05/2023 18h53
Realizado no campus de João Pessoa, evento reuniu comunidade acadêmica e representantes de empresas e do governo

Foto: Angélica Gouveia

Foi realizado nesta sexta-feira (19) o I Mobility Summit, evento promovido pelo Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB) para discutir o tema da mobilidade elétrica. Com cerca de 350 participantes inscritos, o encontro, realizado na Reitoria no campus de João Pessoa, reuniu estudantes, docentes, profissionais de empresas que atuam no setor e representantes do governo nas esferas estadual e federal.

Presente na abertura do evento, no início da manhã, o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, parabenizou a equipe do CEAR pela iniciativa e destacou a importância da realização de um encontro que reuniu a UFPB e a iniciativa privada para discutir o tema da mobilidade elétrica. 

O evento foi dividido em dois painéis, um durante a manhã, para debater o tema Incentivos e cases reais de mobilidade elétrica, seguida de uma mesa-redonda com os palestrantes, e outro à tarde, para discutir o tema Aplicações e desenvolvimento para a mobilidade elétrica, também seguido de uma mesa-redonda. 

Entre os palestrantes, estiveram presentes o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) Lucas Ribeiro, e o assessor especial da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) Marcelo Gavião, representando instituições que fomentam a adoção da mobilidade elétrica por meio de infraestrutura e regulamentação.

Para Gavião, as condições de ventos e de radiação solar no Nordeste representam um “potencial gigantesco” para a região protagonizar essa transição energética no Brasil, liderando esse processo de adoção de energia mais limpa a partir de fontes renováveis. 

Diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba, Rômulo Polari Filho também participou da abertura do evento e parabenizou a Universidade por estar produzindo pesquisas e documentos de ponta para ajudar o setor produtivo do Estado. Para ele, é preciso avançar com a mobilidade elétrica na Paraíba. 

O Diretor do CEAR/UFPB, professor Euler Macedo, informou que um dos projetos que a Universidade está tentando prospectar junto ao Governo do Estado, por meio do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba, Rômulo Polari Filho, é um corredor verde de carregadores elétricos em trechos das rodovias BR 230 e BR 101, num projeto similar ao desenvolvido pela Equatorial, por exemplo, e que seria pioneiro na Paraíba. “A ideia é permitir que as pessoas tenham mais possibilidade de carregamentos de veículos elétricos aqui no Estado”, explicou o Prof. Euler Macedo.

Empresas que atuam no mercado de veículos elétricos também participaram do evento, a exemplo da Energisa Paraíba e da Equatorial Energia. Engenheiro de Estudos e Planejamento da Equatorial Energia, Lucas Pinheiro apresentou alguns projetos inovadores implementados pela empresa – com financiamento público por meio da ANEEL – no que diz respeito aos veículos elétricos. 

Um deles foi a Rota do Sol, com instalação de pontos de abastecimento para carros elétricos entre as capitais nordestinas São Luiz e Teresina. Segundo ele, o projeto foi realizado em parceria com postos de gasolina, permitindo condutores recarregarem seus veículos elétricos ao longo do trajeto, com distância máxima de 150 quilômetro entre os pontos de abastecimento.

Outro case apresentado no encontro foi o do projeto MoovAlsol, realizado pela UFPB em parceria com a Energisa Paraíba. O projeto contemplou várias frentes da temática, a exemplo do carregamento de veículos elétricos por energia solar, dos sistemas de armazenamento móveis e do levantamento de regulamentações e modelos de negócio do mundo.

A coordenadora do evento, a professora do CEAR/UFPB Camila Gehrke, explicou que o evento Mobility Summit teve o objetivo de dar mais visibilidade ao tema da mobilidade elétrica no Brasil. “Nós temos veículos elétricos, mas eles ainda representam uma porcentagem muito pequena. A gente precisa melhorar isso, essa proporção de quantos veículos elétricos são vendidos. Então um evento como esse traz o conhecimento para a sociedade e fomenta esse conhecimento nos nossos alunos”.  

O Mobility Summit foi promovido pelo grupo de pesquisa Smart Grid Group (SG2) e pela Unidade Embrapii CEAR/UFPB, e contou com o apoio das fundações de apoio à pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), do Instituto Federal e Tecnológico (FUNETEC-PB/IFPB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep/UFMG). 

* * *
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB