Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inaugurado novo Espaço de Saúde do Servidor da UFPB

Inaugurado novo Espaço de Saúde do Servidor da UFPB

publicado: 10/06/2022 17h34, última modificação: 10/06/2022 17h51
Objetivo é ampliar serviços também aos servidores inativos

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inaugurou, nesta sexta-feira (10), o Espaço de Saúde do Servidor, vinculado ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), para atender aos servidores da Universidade e aos seus dependentes. A obra representa um investimento de R$ 403.523,68.

Com uma área construída  de 445,16 metros quadrados, o novo Espaço de Saúde do Servidor fica localizado no prédio da Reitoria da UFPB, no Campus I, em João Pessoa, e a previsão é atender a mais de 5 mil servidores por ano.

Participaram da cerimônia de descerramento da placa o Reitor da Instituição, Prof. Valdiney Gouveia, a Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Rita de Cássia Pereira, e o coordenador de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança (CQVSST) da Progep, Franklin Eduardo dos Santos Hirschle Junior, o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Prof. Paulo de Tarso, o coordenador do Centro de Referência em Atenção à Saúde (Cras), Prof. Luís Fábio Barbosa Botelho, o Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Dr. Marcelo Tissiani, o Superintendente de Infraestrutura, Jairo Inocêncio, dentre outros gestores da UFPB, além de servidores da Instituição.

“O que nós queremos é que este espaço, de fato, atenda aos servidores ativos e que nós possamos ampliar para os servidores inativos que não têm planos de saúde. Não substitui os planos de saúde nem os hospitais; pretendemos dar atenção àquilo que nos cabe, oferecendo um serviço de diagnóstico, recepção e encaminhamento, esse é o sentido do SIASS”, explicou o Reitor Valdiney Gouveia.

A inauguração aconteceu em clima de festejo junino, começando com uma ginástica laboral com os servidores presentes, conduzida pelo profissional de educação física Paulo Ferreira.

O novo espaço é dotado de quatro consultórios médicos e de consultórios odontológico, de serviço social, de psicologia, de junta oficial, secretaria, coordenação, almoxarifado, arquivo, quatro salas administrativas e uma para reunião, salas para terapia, oficinas, expurgo, preparação, depósitos, áreas para circulação, entre outros ambientes.

Com a criação do Espaço de Saúde do Servidor, que passará a atender aos servidores, será ampliado o atendimento aos estudantes no Centro de Referência em Atenção à Saúde (Cras), que embora seja destinado, prioritariamente, a estudantes, tem acumulado os atendimentos a servidores e discentes.

O coordenador de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança (CQVSST) da Progep, Franklin Eduardo dos Santos Hirschle Junior, afirmou que, com a inauguração desse novo espaço mais adequado, a UFPB ampliará a qualidade dos atendimentos ofertados aos servidores. “Estamos estudando formas de elaborar novos programa de qualidade de vida e estudando formas de trazer novos profissionais com vistas à implantação desses programas”, adiantou.

Ainda segundo Franklin, há perspectivas de realizar alguns programas em parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). “Estamos muito felizes com esse espaço novo e vamos, cada vez mais, trabalhar para que a melhoria seja sempre contínua”.

A Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Rita Pereira, explicou que a tendência é a ampliação dos serviços ofertados. “Nós gostaríamos de promover mais a saúde, com serviços voltados não só ao tratamento, mas à prevenção e promoção da saúde do servidor”, disse.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Ícaro Maia