Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inca promove evento online em defesa da equidade no controle e tratamento do câncer
conteúdo

Notícias

Inca promove evento online em defesa da equidade no controle e tratamento do câncer

publicado: 31/01/2022 10h39, última modificação: 03/02/2022 11h55
Webinar acontece nesta sexta-feira, dia 04 de fevereiro pelo YouTube

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) promove, nesta sexta-feira, dia 04 de fevereiro, um webinar em alusão ao Dia Mundial do Câncer. O evento abordará o novo tema da campanha mundial “Close the care gap”, que trata das barreiras que impedem as pessoas em todo o mundo de terem acesso aos cuidados fundamentais para o controle do câncer.

O evento será transmitido pela internet por meio do Canal de YouTube do Inca, a partir das 10h, e a programação será composta pela apresentação da Campanha do Dia Mundial do Câncer 2022, a ser realizada pela Diretora-Geral do Inca, Ana Cristina Pinho, e do debate "Somos iguais e diferentes: a importância da equidade no controle do câncer", com a participação do Chefe de Gabinete Substituto do Inca, Luiz Chauvet, do Coordenador de Assistência do Inca, Gélcio Mendes, e da Coordenadora de Prevenção e Vigilância do Inca, Liz Almeida.

Segundo dados da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), as taxas de sobrevivência ao câncer infantil são superiores a 80% em países de alta renda, mas ficam abaixo de 20% em países de baixa renda. Mais de 90% da mortalidade por câncer do colo do útero ocorre em países de baixa e média renda e o câncer mata quase 10 milhões de pessoas por ano e cerca de 70% delas têm 65 anos ou mais. Além disso, as populações mais velhas enfrentam barreiras desproporcionais para um tratamento eficaz. Estes seriam apenas alguns exemplos para demonstrar a importância da busca por equidade no controle e tratamento do câncer.

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma data criada com o objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar positivamente as pessoas para que cada vez mais se mobilizem e busquem a prevenção.

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui com informações do Inca e da UICC
Edição: Aline Lins
Foto: Depositphotos/Reprodução