Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inovações na agroindústria é tema de encontro técnico na UFPB
conteúdo

Notícias

Inovações na agroindústria é tema de encontro técnico na UFPB

publicado: 21/10/2022 10h45, última modificação: 21/10/2022 11h01
Evento acontecerá de 24 a 26 de outubro, no campus III, em Bananeiras

Inovações na agroindústria é tema da 3ª edição do Encontro Técnico em Agroindústria (ECTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento acontecerá de 24 a 26 de outubro, presencialmente, no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), localizado no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III, na Região intermediária de Bananeiras. As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais (SigEventos).

Na próxima segunda-feira (24), no primeiro dia do encontro técnico, após o credenciamento e a solenidade de abertura, haverá palestra magistral de Mônica Tejo, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), sobre saúde, biodiversidade e sustentabilidade no desenvolvimento de novos alimentos.

A programação do evento contará também com palestras acerca da inovação e sustentabilidade na indústria de alimentos; exopolissacarídeos produzidos por bactérias láticas isoladas de leite de cabra; e embalagens ativas e inteligentes.

Também serão assuntos de conferências microencapsulação de compostos bioativos de interesse da indústria de alimentos; tecnologias limpas para o futuro da indústria de alimentos; estratégias para produção de derivados cárneos; alimentos, envelhecimento e doenças degenerativas; e embalagens biodegradável e comestível.

Os inscritos no encontro técnico terão, do mesmo modo, a oportunidade de participar de minicursos sobre métodos para identificação de substâncias adulterantes no leite, embalagens ativas e inteligentes para alimentos, pão na confeitaria, produção de licor artesanal e hidromel, produção de queijo minas frescal, extração de óleos essenciais e sua aplicação na indústria de alimentos e revisões bibliométricas de literatura.

Paralelamente ao III ECTA, serão realizados o VIII Encontro Nacional da Agroindústria, o VIII Congresso de Inovações e Tecnologia Agroalimentar (Citag) e a Exposição Tecnológica (Expotec) do CAVN, eventos consolidados na área de popularização e socialização de conhecimentos técnico-científicos.

“Estas interações entre especialistas, instituições de pesquisa, empresários e empreendedores dos mais diversos setores da área da agroindústria e áreas afins garantem que o conhecimento seja compartilhado em todos os aspectos”, afirma a professora Maria José de Figueiredo, atual coordenadora do curso de Agroindústria, que idealizou e é o principal organizador do III ECTA.

Também pesquisadora do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da UFPB, a Profa. professora Maria José de Figueiredo explica que o ECTA foi criado pela docente Íris Brás, quando era coordenadora do curso. O evento foi planejado no ano de 2019, para ser executado em 2020. Devido à pandemia de Covid-19, ocorreu de modo online naquele ano e, em 2021, também.

“Ambos os eventos foram criados para incentivar a troca de experiências entre discentes, docentes e empresários, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico no setor da agroindústria no país. Todos eles enfatizam os diversos elos da agroindústria, evidenciando as alternativas para o desenvolvimento do setor e mostrando os desafios e as expectativas para a cadeia produtiva do agronegócio”, reitera a docente.

***
Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins
Foto: Oriel Farias