Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições abertas para 1º Seminário Diversidade de Gênero, Saúde e Nutrição na UFPB
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas para 1º Seminário Diversidade de Gênero, Saúde e Nutrição na UFPB

publicado: 23/02/2023 17h18, última modificação: 23/02/2023 17h18
O evento será presencial e reunirá especialistas da Paraíba, Rio Grande do Norte e Mato Grosso

Foto: Angélica Gouveia

No dia 02 de março, das 9h às 17h, ocorrerá o I Seminário Diversidade de Gênero, saúde e nutrição, no Auditório de Enfermagem e Nutrição, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O evento é organizado pelo “Observatório das Desigualdades em Alimentação e Nutrição”, do Departamento de Nutrição, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade. O seminário tem por objetivo compartilhar experiências das redes de atenção à saúde no cuidado à população trans.

As inscrições estão abertas para estudantes e profissionais de qualquer área, de forma gratuita, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), até 28 de fevereiro. 

O evento vai reunir estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde para discutir ações de saúde e nutrição para populações diversas de gênero, como uma forma de avançar na compreensão sobre identidades trans no campo da saúde, especificamente da nutrição.

De acordo com o Prof. Sávio Gomes, do Departamento de Nutrição, o evento é importante uma vez que os principais protocolos de atenção à saúde e de atenção nutricional à população são baseados no sexo,: masculino e feminino, o que tem afastado pessoas trans (travestis e transexuais) dos serviços de saúde e impactado negativamente a vida dessas pessoas.

“Na nutrição, por exemplo, temos recomendações específicas para avaliar o estado nutricional de homens e de mulheres, mas uma pessoa trans em uso de hormônios sexuais tem uma mudança da composição corporal que a diferencia dos referenciais masculinos e femininos, então como um nutricionista pode atuar neste caso? Questões como essa serão discutidas em nosso evento”, explicou o Prof. Sávio Gomes.

O evento tem como parceiras as Secretarias de Saúde do Estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte, bem como das Secretarias Municipais de Saúde de Natal/RN e de Cáceres (MT). De acordo com Sávio Gomes, haverá a participação das equipes dos ambulatórios TT da Paraíba e Rio Grande do Norte, que são ambulatórios do SUS especializados no atendimento à população trans nas mais diversas áreas da saúde.

O seminário contará também com a presença de Felipe Behrends Rodrigues, homem trans, nutricionista e mestre em Nutrição, Alimentos e Metabolismo, um dos autores do Guia de Atenção Nutricional à População LGBTIA+.

A programação será presencial e composta de uma apresentação do Observatório de Desigualdades em Alimentação e Nutrição da UFPB, além da palestra Saúde e nutrição de pessoas trans e da mesa de experiências: Atenção à Saúde da população trans na Paraíba e Rio Grande do Norte, seguida de rodada de debate.

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB