Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições abertas para o programa de mobilidade internacional para estudantes da UFPB

publicado: 23/03/2022 11h32, última modificação: 23/03/2022 18h12
São ofertadas oportunidades para universidades na América do Sul, América do Norte e Europa

Foto: Pexels/Katerina Holmes

A Agência de Cooperação Internacional (ACI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Internacional (Promobi), destinado a alunos interessados em cursar um ou dois períodos de mobilidade acadêmica internacional em uma das universidades com as quais a UFPB possui convênio ativo.  São ofertadas oportunidades para universidades parceiras na Colômbia, Equador, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Polônia, Portugal.

Os interessados podem se inscrever, até o dia 28 de março, pela internet. Para isso, o aluno deve preencher o formulário de inscrição disponibilizado pela ACI, assinar e enviar para o e-mail mobilidade@aci.ufpb.br junto com os demais documentos solicitados pelo edital ACI nº 02/2022 e sua retificação, preenchendo o campo assunto do e-mail com “INSCRIÇÃO PROMOBI 2022”.

A Diretora de Mobilidade da ACI, Ana Luiza Braga, acredita que o programa de mobilidade internacional oferece várias oportunidades de vivência para o aluno da UFPB. “O intercâmbio internacional permite que o estudante saia do espaço de seu domínio e explore a diversidade do mundo, seja ela geográfica, acadêmica, política, social ou linguística, dentre outras. Enfim, estará imerso em outra cultura, em outro espaço, tendo a possibilidade de uma formação mais abrangente e cidadã”, disse Ana Braga.

Estão aptos a concorrer às vagas os alunos brasileiros, natos ou naturalizados, que estiverem regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UFPB e que tenham integralizado, no mínimo, 40%, e, no máximo, 80% da carga horária total do curso. Devem, ainda, possuir um Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a cinco.

Dentre os documentos necessários para realizar a inscrição estão o Plano de Estudos, que deverá ser preenchido pelo candidato mediante consulta ao site da universidade estrangeira pretendida, e o Certificado de Proficiência em Língua estrangeira, para os candidatos que já o possuírem.

Caso o aluno tenha interesse em realizar o intercâmbio em uma instituição estrangeira que exija o Certificado de Proficiência, poderá realizar o Teste de Proficiência de inglês, francês, ou espanhol, oferecido pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da UFPB. A prova será entre os dias 04 e 05 de abril, em local e horário a serem divulgados pelo Departamento no site oficial. Tanto a prova quanto o certificado devem atestar que o candidato tem nível B1 no idioma.

Os componentes curriculares cursados nas instituições estrangeiras poderão ser reconhecidos após análise e aprovação das coordenações dos cursos de graduação da UFPB. As datas do período do intercâmbio podem variar dependendo da universidade de destino.

É importante destacar que o Promobi não disponibiliza bolsa ou ajuda de custo aos estudantes, sendo de responsabilidade dos alunos interessados providenciar e encaminhar a documentação exigida pela Instituição estrangeira, no prazo estabelecido, para concretização da candidatura.

Também cabe ao estudante interessado solicitar visto de estudante no consulado do país de destino, assumindo todos os gastos relacionados aos trâmites, e arcar com os custos de viagem, hospedagem, alimentação, transporte e seguro-saúde, além de eventuais tarifas administrativas da universidade de destino.

Em caso de dúvidas, os estudantes da UFPB podem procurar a ACI-UFPB pelo e-mail mobilidade@aci.ufpb.br.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins