Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições abertas para teste TOEFL ITP gratuito na UFPB
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas para teste TOEFL ITP gratuito na UFPB

Estão abertas novas inscrições para o teste de proficiência em língua inglesa TOEFL (Test of English as a Foreign Language), na modalidade ITP (Institutional Testing Program), oferecido gratuitamente pelo programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF), do Ministério da Educação (MEC), no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), uma das instituições aptas para aplicá-lo.
publicado: 21/02/2018 10h30, última modificação: 05/04/2019 16h23

Estão abertas novas inscrições para o teste de proficiência em língua inglesa TOEFL (Test of English as a Foreign Language), na modalidade ITP (Institutional Testing Program), oferecido gratuitamente pelo programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF), do Ministério da Educação (MEC), no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), uma das instituições aptas para aplicá-lo. 

A inscrição é efetivada pela ordem de envio, por meio do Sistema IsF Aluno. Para se candidatar a uma das 240 vagas ofertadas desta vez, basta ser aluno ou servidor da universidade. Os testes serão aplicados no dia 27 de fevereiro, às 9 h, e no dia 06 de março, às 19 h, no Auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa. 

Esta é a primeira oferta neste ano e a primeira vez que haverá aplicação no período noturno. De acordo com o coordenador do IsF na UFPB Edmilson Borborema, depois dessas só haverá mais três oportunidades de fazer, de modo gratuito, o TOEFL ITP. “Pode ser que o governo federal escolha outro exame de proficiência”, conta. Desde o início do IsF, em 2012, mais de cinco mil testes foram aplicados na UFPB. 

Segundo Borborema, o TOEFL ITP é exigido para a concessão de bolsas de programas de intercâmbio acadêmico e também pode ser realizado como teste de nivelamento para cursos presenciais gratuitos de inglês, ofertados através do Núcleo de Línguas (NucLI) do IsF na UFPB. Além disso, alguns programas de pós-graduação da universidade têm aceito o resultado para seus processos seletivos. 

O coordenador faz um alerta: “A inscrição só pode ser realizada uma vez por semestre. Quem se inscrever e não comparecer à aplicação, ficará bloqueado e só poderá se inscrever quando um novo edital para teste de proficiência for divulgado, exceto, por exemplo, devido a questões de saúde, que devem ser comprovadas por atestado médico”. 

 

O teste 

A avaliação TOEFL ITP, desenvolvida pela ETS, empresa educacional de desenvolvimento de testes e pesquisas em nível internacional, indica a proficiência do candidato até o nível C1 do Quadro Comum de Referência Europeu (os níveis são A1, A2, B1, B2, C1 e C2). 

O exame é realizado no formato papel e dividido em três seções: compreensão auditiva, expressões escritas e estruturais (gramática) e compreensão escrita (leitura e interpretação de textos). 

Estima-se prazo de 30 dias úteis para ser divulgado o resultado online e mais 15 dias úteis para que o certificado impresso esteja disponível. 

A retirada da pontuação pode ser feita de segunda a sexta, das 9 às 13 h, no CCHLA. O resultado tem validade de dois anos. Mais informações por meio do telefone (83) 3216-7663.

 

Fonte: ACS | Pedro Paz