Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições para 6ª edição da Olimpíada do Meio Ambiente da UFPB terminam nesta sexta-feira (15)

publicado: 11/05/2022 18h22, última modificação: 11/05/2022 18h22
Podem participar estudantes do Ensino Médio de escolas públicas na Paraíba

Foto: Oriel Farias

As inscrições para a 6ª edição da Olimpíada do Meio Ambiente (OMA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) terminarão na próxima sexta-feira (15). Podem participar da ação educativa estudantes do Ensino Médio de escolas públicas localizadas na Paraíba.

As inscrições devem ser realizadas por meio do preenchimento e do envio de formulário eletrônico disponível no site do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), responsável pela olimpíada de conhecimento e vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da UFPB, no campus III, em Bananeiras.

A olimpíada tem por objetivos estimular estudantes a refletirem de forma crítica e criativa o eixo temático ambiental a fim de que desenvolvam habilidades e competências sobre o assunto, consolidando conhecimentos gerais acerca de questões e problemas ambientais do mundo atual e valorizando o potencial criativo e cultural dos estudantes que desenvolvem diariamente atividades inovadoras relacionadas ao cuidado com o meio ambiente. A ideia é promover a valorização e a difusão do conhecimento artístico, científico e tecnológico, bem como contribuir com o processo de formação cidadã.

Cada escola deverá ter um professor coordenador, que será responsável pelo preenchimento e pelo envio do formulário de inscrição e encarregado de manter a comunicação, realizar a aplicação das provas, correção e envio dos resultados.

Para efetuar a inscrição, o professor coordenador deverá fazer o download da planilha eletrônica, preenchê-la com os dados dos estudantes participantes, anexá-la ao formulário de inscrição e enviar o formulário para a comissão organizadora, que confirmará a inscrição através de e-mail.

De acordo com o regulamento da OMA, as provas serão presenciais, de múltipla escolha e aplicadas em duas etapas: no dia 6 de junho, na própria escola inscrita, e em 14 de setembro, em local a ser definido, a fim de avaliar as competências, habilidades e domínio de conteúdos relacionados à temática do meio ambiente, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na primeira etapa, os estudantes de cada escola competirão entre si. Os cinco melhores classificados avançarão para a segunda etapa e disputarão com os demais. O resultado da 1ª etapa será divulgado em 29 de julho. O da 2ª etapa, em 21 de outubro. Ambos no portal do CAVN.

Todos os estudantes que participarem da 1ª e 2ª etapas receberão certificado. Serão premiados aqueles que obtiverem melhor desempenho na 2ª etapa. A cerimônia acontecerá em 30 de novembro, das 13h às 16h, no CAVN, em Bananeiras.

A expectativa da comissão organizadora da OMA é a de que participem, nesta 6ª edição, cerca de 5 mil estudantes de 80 escolas públicas paraibanas. O III Concurso de Fotografias da OMA será lançado em breve.

“Durante a pandemia da Covid-19, nos últimos dois anos, não foi possível a aplicação de provas presenciais e a equipe da OMA realizou outras ações para trabalhar os temas ambientais com os estudantes. Uma delas foi o concurso de fotografias, através do perfil da olimpíada no Instagram”, conta Rodrigo Ronelli, professor do Departamento de Ciências Básicas e Sociais da UFPB e integrante da comissão organizadora da OMA.

Outra atividade foi a realização de lives ambientais, também via Instagram, com a colaboração de convidados das mais variadas regiões da Paraíba e do Brasil. “Esperamos em 2022 efetivar todas as ações previstas, com a aplicação das provas presenciais nas escolas inscritas, o concurso de fotografias e as lives ambientais. Agradecemos imensamente a todos os que acreditam, colaboram e são parceiros desta ideia”, diz o docente da UFPB.

Na última edição presencial da OMA, em 2019, houve a participação de 32 escolas, com 1.549 estudantes inscritos. Em 2020, já na pandemia de Covid-19 e no formato remoto, foram 1.529 estudantes, de também 32 escolas. No ano passado, a olimpíada não aconteceu devido à pandemia.

Para Rodrigo Ronelli, preocupações com questões ambientais, em contexto local, regional, nacional e mundial, não são temáticas recentes, mas sempre atuais. Segundo ele, existem várias frentes de atuação para se promover ações de conscientização e mudanças de atitudes para a melhoria do meio ambiente.

“Uma delas é a partir da educação ambiental, formal ou informal, como apresentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (Resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012)”, aponta o professor da UFPB.

Iniciada em 2017, a OMA venceu o 1º Prêmio Nana Mininni Medina em 2019, na categoria “Educação Ambiental Não-Formal”. O prêmio é concedido pela Conferência Internacional de Educação Ambiental (CIEducA).

Mais informações sobre a 6ª edição da Olimpíada do Meio Ambiente (OMA) da UFPB podem ser consultadas pelo e-mail olimpiadadomeioambientecavn@cchsa.ufpb.br.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins