Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições para doutorado em química na UFPB vão até sexta (16)

Inscrições para doutorado em química na UFPB vão até sexta (16)

publicado: 12/12/2022 18h05, última modificação: 12/12/2022 18h05
São oferecidas 13 vagas no total

Foto: Angélica Gouveia

As inscrições para o curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vão até sexta-feira (16) e devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa) da Universidade.

As inscrições são gratuitas e condicionadas ao preenchimento e ao envio de cadastro online e ao anexo de arquivo único, obrigatoriamente em formato PDF, com o plano preliminar de tese e a documentação exigida.

Ao todo, são ofertadas 13 vagas, distribuídas entre as quatro áreas de concentração do programa de pós-graduação (físico-química, química analítica, química inorgânica e química orgânica).

Do total de vagas oferecidas, 20% serão destinadas a candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, o que corresponde a três vagas.

A seleção terá três etapas: prova escrita, com caráter eliminatório e classificatório; prova de defesa de projeto e entrevista, com caráter eliminatório e classificatório e que ocorrerá por videoconferência (plataforma a ser divulgada); e análise de currículo, apenas com caráter classificatório.

Os resultados de todas as etapas serão divulgados por meio do Sigaa da UFPB e da página eletrônica do programa de pós-graduação. A divulgação do resultado final está prevista para 8 de março, após recursos. As matrículas ocorrerão em 9 e 10 de março.

No edital do processo seletivo, estão disponíveis o cronograma completo e detalhes acerca da documentação exigida; das instruções sobre atendimento especial; da distribuição das vagas; da duração, local e horário de cada etapa; dos critérios para aprovação em cada etapa; dos critérios de desempate; dos pedidos de reconsideração/recursos e prazos; e de matrícula institucional.

As atividades do PPGQ são no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no campus I da UFPB, em João Pessoa. Outras informações sobre a seleção podem ser consultadas através dos e-mails cpgq@quimica.ufpb.br e ppgq.ufpb02@gmail.com.br.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins