Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições para Encontro de Iniciação à Docência 2021 da UFPB começam no dia 11 de outubro

publicado: 04/10/2021 15h01, última modificação: 05/10/2021 08h54
Evento acontece online, de 22 a 26 de novembro, para alunos dos quatro campi

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), publicou o edital para as inscrições do 23º Encontro de Iniciação à Docência (Enid-2021) para submissão e apresentação de trabalhos dos discentes dos campi I, II, III e IV. O evento, que tem como objetivo compartilhar as atividades dos programas vinculados à Coordenação de Programas e Projetos Acadêmicos (CPPA), referentes ao ano de 2021, acontece entre os dias 22 e 26 de novembro.

As inscrições devem ser realizadas, por meio da página do SiGEventos da UFPB, de 11 de outubro a 20 de novembro. No entanto, os discentes devem observar que as datas de inscrição são diferentes para cada categoria, bem como as regras para a submissão dos trabalhos, que podem ser consultadas por meio do edital disponível na página da PRG.

A Profa. Marçonilia Arnoud, Coordenadora Geral do 23º Enid, informou que o lançamento oficial do Edital ocorrerá por meio de uma live, nesta quarta-feira, dia 6 de outubro, às 19h, pelo canal do evento no YouTube. “O Enid é um encontro anual promovido pela PRG, em que os Programas Acadêmicos da graduação têm a oportunidade de apresentar as pesquisas, os estudos e os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelos discentes participantes”, explicou a docente.

A participação no Enid é obrigatória para todos os alunos bolsistas e voluntários que participam das atividades de Monitoria, Programa de Tutoria de Apoio às Disciplinas Básicas (Protut), Programa de Licenciatura (Prolicen) e Programa de Educação Tutorial (PET). A comunidade em geral também pode se inscrever, na modalidade ouvinte.

Segundo o edital, os discentes, de acordo com o Programa ao qual estão vinculados, podem participar por meio de três categorias: submissão de Resumo Expandido, produção e envio de vídeos e por meio de apresentações em salas virtuais no Google Meet. As apresentações serão gravadas e ficarão disponíveis para o público em geral no canal do YouTube do Enid.

Os trabalhos apresentados serão avaliados por professores participantes dos Programas Acadêmicos de Monitoria, Protut, PET, Prolicen Pibid e Residência Pedagógica. A avaliação levará em consideração a capacidade de síntese, a apresentação visual do vídeo, bem como a qualidade dos slides de apresentação.

A entrega dos certificados aos autores dos trabalhos premiados ocorrerá de forma presencial, observando o cumprimento de todos os protocolos de biossegurança adotados pela vigilância sanitária, respeitando a bandeira de cada município, nos quatro campi de ensino. As solenidades de premiação ocorrerão, em 2022, nas seguintes datas: dia 15 de março, no Campus I; 17 de março, nos campi II e III; e dia 22 de março, no Campus IV, em Mamanguape.

Na abertura oficial do evento, estarão presentes o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, a Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Silvana Maciel; a Coordenadora Geral do 23º Enid, Profa. Marçonilia Arnoud, a Coordenação de Programas e de Projetos Acadêmicos (CPPA), com a Profa. Patrícia Fonseca e os assessores de graduação dos 16 centros de ensino da UFPB.

Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Aline Lins