Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições para mestrado em desenvolvimento e meio ambiente da UFPB começam nesta quinta (22)
conteúdo

Notícias

Inscrições para mestrado em desenvolvimento e meio ambiente da UFPB começam nesta quinta (22)

publicado: 21/12/2022 11h37, última modificação: 21/12/2022 11h37
Ao todo são oferecidas 25 vagas

Foto: Angélica Gouveia

As inscrições para curso de mestrado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começarão nesta quinta-feira (22) e seguirão até o dia 29. Elas devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa) da UFPB. Ao todo são oferecidas 25 vagas.

As inscrições são gratuitas e condicionadas ao preenchimento e ao envio de cadastro online e ao anexo dos documentos exigidos em formato digitalizado (PDF). Do total de vagas oferecidas no processo eletivo, 19 serão para ampla concorrência, quatro para políticas afirmativas e duas para servidores da UFPB.

O processo seletivo terá quatro etapas: 1) Avaliação do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório; 2) Defesa do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório; 3) Avaliação do curriculum vitae, de caráter classificatório; e 4) Exame de proficiência em língua estrangeira, de caráter eliminatório.

A divulgação dos resultados do exame de seleção será feita mediante fixação de lista de aprovados no endereço eletrônico do Prodema. E-mail será encaminhado aos candidatos pela plataforma Sigaa. A divulgação do resultado final, após recursos, está prevista para 28 de fevereiro. O período de matrícula será até 5 de março.

No edital da seleção estão disponíveis o cronograma completo e detalhes acerca da inscrição; da documentação exigida; sobre atendimento especial; das vagas; da duração, local e horário das avaliações; dos critérios para aprovação nas avaliações e da participação de cada uma delas na composição do resultado final; dos critérios de desempate; dos pedidos de reconsideração/recursos e prazos; do resultado final; e da matrícula institucional.

As atividades do curso de mestrado são desenvolvidas no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no campus I, em João Pessoa. Outras informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas através dos e-mails secretariaprodema@ccen.ufpb.br e mestradoprodema@ccen.ufpb.br.

* * *
Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB