Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições para o Enem se iniciam nesta segunda-feira (5)
conteúdo

Notícias

Inscrições para o Enem se iniciam nesta segunda-feira (5)

publicado: 05/06/2023 13h00, última modificação: 05/06/2023 13h02
Por meio da nota do Enem, os candidatos podem concorrer a vagas na UFPB pelo SiSU

Foto: Dragana_Gordic/Freepik

Começam nesta segunda-feira (05) as inscrições para a edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados têm até o dia 16 de junho para realizar o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é de R$ 85,00 e deve ser paga até o dia 21 de junho. 

Assim como nas últimas edições do exame, a aplicação das provas acontecerá em dois sábados, nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. No primeiro dia do Exame - 5 de novembro - serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. Nesta data, as provas deverão ser realizadas em 5 horas e meia. Já no segundo, 12 de novembro, os candidatos farão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com tempo de aplicação das provas de 5 horas. 

A divulgação do gabarito das provas objetivas acontecerá na data prevista de 24 de novembro e os resultados do exame, em 16 de janeiro de 2024. 

É importante que o candidato se atente aos documentos necessários, datas, horários e normas do exame, que estão detalhados no Edital do Enem 2023, publicado em maio pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no Diário Oficial da União. 

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, pois é com a nota no Exame que os candidatos são selecionados pelas instituições públicas de ensino, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Na última edição do SiSU, a UFPB ofereceu mais de 7.800 vagas em 124 cursos de graduação. 

Para os candidatos que utilizam o SiSU como forma de ingresso, a UFPB dispõe de Bonificação de Inclusão Estadual para estudantes que residem no Estado da Paraíba e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em instituições de ensino regulares, públicas e/ou privadas, ou tenham obtido o certificado de Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja) no Estado da Paraíba. 

Nesta modalidade, os candidatos terão direito ao acréscimo de 10% à nota final obtida no Enem. No entanto, deverão optar pelas vagas reservadas às cotas definidas pela Lei nº 12.711/2012 ou pela Bonificação de Inclusão Regional, não sendo permitida a aplicação das duas políticas afirmativas de forma cumulativa. 

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Dragana_Gordic/Freepik
Ascom/UFPB