Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Instituto da UFPB promove caminhada virtual com idosos neste domingo (7)

Instituto da UFPB promove caminhada virtual com idosos neste domingo (7)

Vídeos informativos no Youtube darão dicas de saúde e de autocuidado
publicado: 05/06/2020 17h00, última modificação: 05/06/2020 17h00
Instituto Paraibano do Envelhecimento tem 900 idosos cadastrados. Durante isolamento social, orientações são realizadas por telefone e aplicativo WhatsApp. Crédito: Angélica Gouveia

O Instituto Paraibano do Envelhecimento, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizará neste domingo (7), das 8 às 16h, caminhada virtual com idosos.

A iniciativa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFPB e Prefeitura Municipal de João Pessoa, ocorrerá por meio da divulgação de vídeos informativos no canal da pós no Youtube.

Entre as atividades programadas, estão a produção de máscaras caseiras, relaxamento e meditação, orientação sobre alimentos para aumentar imunidade e garantia dos direitos dos idosos.

Além disso, serão indicados cuidados na área de fonoaudiologia, para evitar engasgos, e com a higienização da casa, visando a segurança frente à Covid-19. Também está prevista apresentação musical de saxofone.

De acordo com a presidente do instituto, Antônia Leda Oliveira, a ideia é oferecer dicas aos idosos sobre como se cuidar neste período de distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19.

“Temos quase 900 idosos cadastrados. Vamos oferecer orientações sobre atividades físicas e lúdicas que eles possam realizar em casa. Haverá participação de médicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros, terapeuta ocupacional, entre outros profissionais”, conta a gestora.

A professora Maria Adelaide Moreira explica que, mesmo em isolamento social, os idosos devem desenvolver atividades que os ajudem, inclusive, a dormir melhor. “Desejamos melhorar as condições em que os idosos se encontram no que diz respeito à saúde física e mental”.

Antônia Leda Oliveira ressalta que o instituto tem procurado estimular os idosos a realizarem atividades em casa. “Desde que foram suspensas as atividades presenciais, temos mantido o contato. Orientamos que façam em casa o que aprenderam no instituto. Nossa equipe de geriatra envia atividades uma vez por semana para eles”, informa.

Também foram disponibilizados número de telefone e de WhatsApp para atendimento de várias especialidades, como Geriatra, Neurologista, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física, Terapia Ocupacional, Odontologia e Direito. A programação completa da caminhada virtual e demais ações do instituto estão disponíveis no seu perfil no Instagram.

Reportagem: Aline Lins | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB