Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Instituto Paraibano de Envelhecimento da UFPB realiza Semana do Idoso
conteúdo

Notícias

Instituto Paraibano de Envelhecimento da UFPB realiza Semana do Idoso

Evento segue até o dia 1º de outubro, com atividades remotas e presenciais
publicado: 27/09/2021 17h43, última modificação: 27/09/2021 17h47
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para lembrar o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, o Instituto Paraibano de Envelhecimento (IPE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está realizando a Semana do Idoso. O evento, que teve início nesta segunda-feira (27), segue até sexta-feira (1º), com a realização de diversas atividades focadas no bem-estar desse público, a exemplo de rodas de conversa e lives com temas relacionados à saúde física e mental. As atividades estão sendo transmitidas online para o público em geral, via YouTube. 

A abertura da Semana foi realizada, na manhã desta segunda, de forma remota, pela presidente do IPE, professora Antônia Leda Oliveira, seguida da apresentação musical com idosos da Atividade Inglês Básico. Também ocorreu o lançamento dos vídeos “Dicas de Educação Postural”, apresentado pela fisioterapeuta Patrícia Montenegro (criadora do app Viver sem Dor na Coluna Lombar, desenvolvido no Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB), e “Cinco Exercícios do Pilates para fazer em casa”, da colaboradora Taciana Bezerra de Araújo. 

Nesta terça-feira (28), às 8h, ocorrerá a apresentação do vídeo “Técnicas Respiratórias para o Cotidiano”, da colaboradora Ingrid Obermark, e às 9h haverá uma roda de conversa online com o tema “Educação e Envelhecimento”, com a colaboradora Elizângela Farias. Na quarta-feira (30), a programação, que começa às 9h, inclui a roda de conversa online “Biossegurança: preparação para retorno das atividades presenciais”, com as colaboradoras Ana Mabel Felisberto e Fernanda Fabrício. 

O encerramento da Semana do Idoso ocorrerá na sexta-feira (1º), de forma presencial e com transmissão online pelo YouTube, a partir das 8h30, com a apresentação do maestro Vasconcelos Júnior. A solenidade contará com as presenças da presidente do IPE, Antônia Leda Oliveira; do Reitor Valdiney Gouveia, da Vice-reitora Liana Filgueira; e da Pró-reitora de Extensão (Proex), Berla Moraes. 

Também estarão presentes no encerramento do evento o superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Dr. Marcelo Tissiani; os diretores do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Prof. João Euclides, e do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA), Prof. Ulisses Carvalho; a Diretora da Escola Técnica de Saúde (ETS), Profa. Soraya Adriano; o psicólogo e padre Paulo Cordeiro; além de professores e alunos do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia (PMPG) e convidados. 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (todos WhatsApp): 83 98876-1099; 83 99681-3981 e 83 98899-9775.

***
Reportagem: Ascom UFPB/ Com informações da ACS/IPE/UFPB