Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Internet 20 vezes mais rápida é realidade na UFPB

Internet 20 vezes mais rápida é realidade na UFPB

Centro de Ciências Médicas e de Tecnologia são os primeiros a disponibilizar rede de alta velocidade
publicado: 24/04/2019 18h08, última modificação: 24/04/2019 18h08
Créditos: Divulgação

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou, nesta quarta-feira (24), que as primeiras ligações de alta velocidade, viabilizadas pela nova rede de dados do campus I, em João Pessoa, foram ativadas no Centro de Ciências Médicas (CCM) e no Centro de Tecnologia (CT). Agora, nessas unidades de ensino, a velocidade da internet, em vez de 1 GB, é de 20 GB.

O investimento foi de R$ 1,25 milhão, oriundo do orçamento da UFPB e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nas próximas semanas, os Centros de Ciências Jurídicas (CCJ), Educação (CE), Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e a Superintendência de Comunicação Social/TV UFPB também passarão a ter conexão direta com a STI e, igualmente, mais veloz.

Esta modernização, com durabilidade de 20 anos, consiste na substituição do enlace de fibras ópticas do backbone do campus I, espinha dorsal pela qual todos os dados trafegam. Também está sendo realizada a substituição de equipamentos tanto no núcleo da rede, no datacenter da STI, onde ocorre o processamento de dados, quanto nos pontos de concentração espalhados pelo campus, que estão sendo ampliados.

A aquisição de dois novos firewalls, solução de segurança que analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas, foi pré-requisito para esta modernização. Segundo a STI, todas estas ações melhorarão a qualidade, gerenciamento e segurança na comunicação de dados.

Conforme o superintendente Hermes Pessoa, haverá diminuição dos pontos de falhas e de paradas. Assim, será possível reproduzir, nas aulas, com mais facilidade, vídeos em alta definição e realizar videoconferências. Ações semelhantes estão sendo planejadas para os outros campi da UFPB.

O gestor explica ainda que haverá mais dificuldades para aumentar a velocidade da internet dos campi de Bananeiras e Areias porque são extensos e localizados em meio agrário. Serão necessárias mais fibras óticas para dar conta da cobertura. Já em Mamanguape, a geografia é mais favorável e, como é um campus recente, as fibras de lá já são do tipo monomodo.

Este processo de modernização foi iniciado em 2017, com a aquisição, via importação, de todos os equipamentos de rede necessários. A segunda e última etapa, que consiste no lançamento de dois anéis de fibra óptica, no campus I, foi iniciada em janeiro. Em março, teve início a ativação dos novos pontos de distribuição.

Segundo a STI, o backbone atual foi projetado e implantando na década de 1990 e suas fibras ópticas originais não permitiam a ampliação da velocidade dos links entre a STI e os pontos de concentração da rede de internet da UFPB.

Além disso, a demanda por conectividade aumentou na mesma proporção do crescimento da UFPB, inclusive com a criação de novos Centros de Ensino.  Com a nova topologia do backbone, todos os Centros terão conectividade direta com a STI, acabando, assim, com a dependência entre eles.

Esta é uma iniciativa da STI, com o apoio da Pró-reitoria Administrativa (PRA), da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), da Pró-reitoria Administrativa (PRA), do Centro de Informática (CI) e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Para se conectar à rede UfpbSemFios, basta seguir este tutorial.

Ascom/UFPB