Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > IPE/UFPB encerra semana do Idoso e se prepara para volta das atividades presenciais

publicado: 01/10/2021 17h13, última modificação: 01/10/2021 17h35
A expectativa é que todas as ações voltem após o mês de fevereiro

Foto: Angélica Gouveia

O Instituto Paraibano do Envelhecimento da Universidade Federal da Paraíba (IPE/UFPB) realizou, nesta sexta-feira (1), o encerramento da programação alusiva ao Dia Internacional do Idoso – comemorado em 1º de outubro. A solenidade contou com as presenças do Reitor Valdiney Gouveia, da Vice-Reitora Liana Filgueira, da Secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa e ex-reitora Profa. Margareth Diniz, entre outros convidados.

O Instituto Paraibano do Envelhecimento da UFPB foi idealizado pela professora Antônio Lêda e criado durante a gestão da Professora Margareth, sendo o primeiro do Nordeste e um dos poucos a existir no Brasil.

As atividades desta sexta-feira tiveram início com atração musical, comandada pelo maestro José Vasconcelos. O objetivo da solenidade foi contribuir para a humanização das relações entre a pessoa idosa e a sociedade.

O vice-presidente do IPE, Prof. Robson Antão, adiantou que o evento serviu como preparação para a volta das atividades presenciais no ano que vem, após o mês de fevereiro. “Já estamos começando a preparar as atividades presenciais dentro da biossegurança desejada, haja vista que os idosos já estão tomando a terceira dose da vacina. Além disso, os nossos profissionais, técnicos e professores do Instituto Paraibano já estão vacinados”, disse.

A presidente do IPE, Profa. Antônia Lêda, destacou que algumas atividades estão acontecendo, mas com capacidade reduzida e seguindo os protocolos de biossegurança. Em 2022, todas essas atividades continuarão, a exemplo da fisioterapia, pilates, biodança, ioga, informática, arteterapia, contação de história, de filme e cinema. Além de outras que também serão incluídas, como tai chi chuan, educação postural e artesanato.

“Aqui, nós temos o nosso manual de biossegurança, então, vai continuar tudo que já vinha sendo feito. Só vamos diminuir os grupos para participarem, porque são quase oitocentos idosos”, disse Profa. Antônia Lêda.

Para a Secretária de Ciência e Tecnologia do município de João Pessoa, professora Margareth Diniz, foi uma honra estar presente nesse momento e comemorar o dia internacional do idoso. Ela também ressaltou a importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada entre os dias 02 e 08 de outubro, de forma mista (online e presencial).

“A perspectiva é de crescimento, de fazer a inclusão dessas pessoas. Estamos no mês da semana nacional de ciência e tecnologia, cujo tema é a transversalidade da ciência e tecnologia e inovação para o planeta. Essa transversalidade pressupõe ações integradas em todas as áreas do conhecimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas e, portanto, os idosos se inserem nesse contexto”, destacou a Secretária.

O Reitor Valdiney Gouveia disse que a perspectiva para o IPE nos próximos anos é de crescimento e a possibilidade de acolher melhor os idosos, não só da UFPB, mas da comunidade em geral. “O papel da UFPB é servir ao público. O IPE faz isso com maestria e o que queremos é esse espaço fortalecido, dando contribuições no ensino, pesquisa e extensão, sobretudo às pessoas da terceira idade.”

Para os idosos que ainda não fazem parte do IPE e desejam participar das atividades, basta acompanhar o Instagram do IPE ou entrar em contato pelo telefone (83) 98876-1099. As atividades remotas não precisam de cadastros, apenas as presenciais.

A médica geriatra Fernanda Alencar pontuou que os idosos precisam estar seguros, porque a adesão é voluntária. Também precisam ser vacinados, com as duas doses. “Queremos voltar com essa integração social que tanto é necessário, e que perdemos com a pandemia. Buscando saúde, prevenção de doenças, bem-estar e a qualidade de vida dos idosos”, afirmou.

Na ocasião, o Reitor, atendendo a pedidos dos idosos, entregou um frigobar e um videogame Xbox, com o objetivo de contribuir nas atividades do instituto. Frequentadora assídua das atividades no IPE, a advogada aposentada Maria Salete Rodrigues, 80 anos, ministra também aulas de artesanato com retalhos e considera o instituto como sua segunda casa. “Sou realmente uma moça IPE”, disse.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins