Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Jovens pesquisadores da UFPB debatem estudos com seres humanos

Jovens pesquisadores da UFPB debatem estudos com seres humanos

Palestra é destaque desta terça (19) no Encontro de Iniciação Científica
publicado: 18/11/2019 20h21, última modificação: 18/11/2019 20h21
A coordenadora do comitê de ética da UFPB Eliane Marques comanda discussão. Crédito: Arquivo/Divulgação

Jovens pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vão debater estudos que envolvem seres humanos nesta terça-feira (19), a partir das 16h, no Centro de Ciências Médicas (CCM), no campus I, em João Pessoa, dentro da programação da 27° edição do Encontro de Iniciação Científica (Enic) da instituição. A coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPB Eliane Marques será a responsável pela palestra.

O comitê, localizado no 1° andar do Centro de Ciências da Saúde (CCS), também no campus I, em João Pessoa, tem como finalidade a avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos de todas as áreas do conhecimento no âmbito da UFPB e de outras Instituições do Ensino Superior (IES) da Paraíba. Com 22 anos de atuação, avaliou 1,6 mil protocolos somente no último ano.

Segundo os marcos legais, o comitê trabalha com o intuito de garantir a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar dos participantes envolvidos nas pesquisas científicas. Ele também tem papel educativo. Através de oficinas, explica como deve ser feita a submissão dos estudos e a importância da ética nas investigações.

O Comitê atende a pesquisadores e alunos de graduação, pós-graduação e extensão. O processo para a análise é simples e deve ser feito virtualmente, por meio da Plataforma Brasil. Outros detalhes no site do comitê ou pelo e-mail comitedeetica@ccs.ufpb.br.

Ascom/UFPB