Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório da UFPB continua monitorando clima do Brejo paraibano
conteúdo

Notícias

Laboratório da UFPB continua monitorando clima do Brejo paraibano

Apesar de suspender medições na estação convencional, automática não parou
publicado: 25/03/2020 17h48, última modificação: 25/03/2020 17h48
A Estação Automática de Areia oferece dados de pressão atmosférica, temperatura do ar, umidade relativa, radiação, precipitação e velocidade do vento para Governo do Estado, prefeituras, órgãos públicos e agricultores. Foto: Divulgação

A Estação Automática de Areia oferece dados de pressão atmosférica, temperatura do ar, umidade relativa, radiação, precipitação e velocidade do vento para Governo do Estado, prefeituras, órgãos públicos e agricultores. Foto: Divulgação

A coordenação do Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) suspendeu temporariamente, nesta terça-feira (24), a leitura dos sensores da Estação Convencional de Areia, no Brejo paraibano, por causa da pandemia do Covid-19. O monitoramento das condições meteorológicas da região, no entanto, não será afetado pela medida, pois permanece em funcionamento a Estação Automática, que é associada à Estação Convencional.

A Estação Automática oferece dados de pressão atmosférica, temperatura do ar (máxima e mínima), umidade relativa, radiação, precipitação e velocidade do vento. Já a Estação Convencional também mede dados de evaporação do ar, nebulosidade e temperatura do solo (geotermômetro). Já a Estação Convencional também mede evaporação do ar, nebulosidade e temperatura do solo.

Os dados coletados são fornecidos para Governo do Estado, prefeituras, órgãos públicos, para pesquisas acadêmicas e para produtores da região, visando o planejamento agrícola. Para obtê-los, interessados devem acessar o endereço eletrônico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A medida não traz nenhum prejuízo para a sociedade porque essa é uma tendência do Inmet. A UFPB oferece os técnicos para fazer essa leitura, em acordo de cooperação, mas a política do Inmet no futuro é somente deixar as estações automáticas”, avalia o físico Robson Nascimento, chefe do Departamento de Solos e Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, no campus II, em Areia.

Segundo o Inmet, uma estação meteorológica convencional é composta de vários sensores isolados que registram continuamente os parâmetros meteorológicos, que são lidos e anotados por um observador a cada intervalo e este os envia a um centro coletor por um meio de comunicação qualquer. Uma estação meteorológica de superfície automática é composta de uma unidade de memória central ("data logger"), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora.

Robson Nascimento informa que os dados não serão prejudicados e que haverá acompanhamento diário. “A gente orientou nossos técnicos a tomarem essas leituras da Estação Automática e preencherem em um caderno. Claro que algumas medições que não serão feitas, em relação à convencional, mas as leituras principais estarão presentes”, diz Robson Nascimento.

A suspensão da Estação Convencional de Areia, de acordo com a coordenadora do Laboratório de Meteorologia, professora Valéria Borges, visa preservar a vida dos técnicos e de seus familiares. A medida foi adotada com base na Portaria 090 da Reitoria da UFPB, que dispõe sobre as medidas de prevenção e adequação do funcionamento da universidade às determinações oficiais referentes à emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Robson Nascimento explica que foi adotado o trabalho home office para os técnicos como forma de proteção à equipe. “Eles não moram no município de Areia, estavam sempre transitando, inclusive para áreas onde está elevada a transmissão comunitária, como no Recife (PE), correndo risco de contágio”. 

Conforme o Laboratório de Meteorologia da UFPB, o Inmet só permite o download dos dados dos últimos 90 dias. Para obter série histórica, é necessário solicitá-la pelo e-mail meteorologiaccaufpb@gmail.com, com ofício eletrônico em anexo informando os dados, período e em que projeto serão aplicados.

Esse documento deve ser solicitado porque os dados da Estação Convencional são de domínio do Inmet, de forma que o laboratório precisa justificar a sua concessão no relatório do acordo de cooperação.

Na Paraíba, além da Estação Convencional de Areia, há as de João Pessoa, Campina Grande, Monteiro, Patos e São Gonçalo. Todas essas cidades também têm Estação Automática. Itaporanga e Barra de Camaratuba dispõem apenas de Estação Automática.

Ascom/UFPB