Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório de Música da UFPB lança concurso para jovens solistas

Laboratório de Música da UFPB lança concurso para jovens solistas

publicado: 28/03/2023 16h58, última modificação: 28/03/2023 16h58
Oportunidade está aberta para a nova geração de músicos da instituição

Foto: Angélica Gouveia

O Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) realizará um concurso com o intuito de incentivar o desenvolvimento e prática da performance musical da nova geração dos estudantes do curso de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O II Concurso Jovens Solistas Radengundis Feitosa será realizado entre os dias 19 e 21 de Setembro de 2023, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 15 de maio a 16 de junho por meio de um formulário disponível no site do LAMUSI.

Para participar do concurso, é necessário estar regularmente matriculado em um dos cursos de Música oferecidos pela UFPB (extensão, sequencial, graduação ou pós-graduação), utilizar instrumento próprio no dia da seleção (exceto piano e percussão), além de, até a data limite da inscrição, possuir até 30 anos completos para os instrumentistas e 35 para cantores.

O concurso acontecerá em duas etapas, nas quais os candidatos serão submetidos a uma banca examinadora.

A primeira fase acontecerá no dia 19 de setembro, na sala de Concertos Radegundis Feitosa, e o repertório da prova será composto por uma peça de livre escolha e outra obrigatória, definida de acordo com a habilitação do candidato. O resultado da primeira fase será divulgado pela banca logo após o término das provas desta etapa. Já na fase final, que ocorrerá no dia 21 de setembro, o concorrente deverá interpretar uma obra completa de livre escolha para um instrumento ou voz solista e orquestra de cordas.

Os participantes serão avaliados com notas de 0 a 10, sendo considerado vencedor o candidato que obtiver maior pontuação na soma das notas.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 22 de setembro, também na sala de Concertos Radegundis Feitosa, em evento que contará com um concerto da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB). O vencedor receberá um certificado e poderá atuar como solista na Temporada 2024 da OSUFPB.

Mais informações estão disponíveis no edital.

Reportagem: Vitória Quézia
Edição: Milena Dantas e Aline Lins