Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório de Síntese e Caracterização de Filmes Finos da UFPB é aprovado para acreditação junto ao Inmetro

publicado: 03/08/2022 18h50, última modificação: 09/08/2022 16h55
LabFilm foi aprovado em edital Fapesq que visa a acreditação para realização de calibrações e ensaios laboratoriais de técnicas, processos e produtos

Foto: Angélica Gouveia

Proposta do Laboratório de Síntese e Caracterização de Filmes Finos – LabFilm do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi aprovada no Edital FAPESQ Nº 52/2021 -  Credlab Etapa 2, que tinha como objetivo selecionar laboratórios candidatos a acreditação ou credenciamento oficial para realização de calibrações e ensaios laboratoriais de técnicas, processos e produtos. O LabFilm foi aprovado para acreditação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) como um laboratório de ensaios, especificamente de ensaios ópticos e térmicos.

Com isso, a UFPB terá à sua disposição um laboratório com acreditação oficial que possibilitará a prospecção de recursos e parcerias futuras, permitindo maior difusão das potencialidades que a UFPB tem a ofertar para toda a sociedade.

A coordenadora do laboratório, professora Kelly Gomes, destacou que: “a acreditação do LabFilm junto ao Inmetro é um avanço importante em termos de potencial crescimento de suas operações junto à sociedade civil, em especial relacionados aos serviços que ofertará tanto às empresas já parceiras que fazem uso da estrutura, mas também para novas parcerias que serão advindas com a acreditação”.

O LabFilm é um laboratório da UFPB que tem como missão contribuir para o desenvolvimento de materiais aplicados as energias renováveis e soluções sustentáveis para o meio ambiente por meio da inovação e desenvolvimento tecnológico através do suporte multiusuário de suas instalações.

Alguns dos serviços já ofertados pelo laboratório vão desde a produção de filmes finos e revestimentos seletivos, autolimpantes multicamadas e nanoestruturas, até o desenvolvimento de materiais aplicados as energias renováveis e de proteção à corrosão, podendo ser aplicado nos mais diversos setores, tais como: indústria automobilística, petróleo e gás, construção civil, setor energético (solar elétrico e térmico), armazenamento de energia, entre outros.

Além desses, realiza caracterizações térmicas, ópticas e moleculares, análises de pureza dos materiais, ensaios de polarização e impedância de filmes finos e líquidos iônicos, aplicados aos materiais cerâmicos, metálicos, poliméricos e compósitos.

A Reitoria da UFPB comemorou o resultado e parabenizou todos os responsáveis pelo LabFilm por essa acreditação. Conforme a Profa. Kelly, as instalações do LabFilm e sua equipe estão disponíveis para execução de projetos de desenvolvimento e inovação, tendo como visão ser referência no Estado através da oferta de serviços especializados.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia