Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório Integrado de Estudos da Voz da UFPB promove triagens vocais nos dias 17 e 18 de abril
conteúdo

Notícias

Laboratório Integrado de Estudos da Voz da UFPB promove triagens vocais nos dias 17 e 18 de abril

publicado: 14/04/2023 16h10, última modificação: 18/04/2023 10h49
Iniciativa é aberta à população

Foto: Divulgação

O Laboratório Integrado de Estudos da Voz (LIEV) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, a partir da próxima semana, triagens vocais abertas à população. A ação acontecerá nos dias 17 e 18 de abril (segunda e terça), das 13h às 15h, e no dia 20 (quinta), das 8h às 10h, na Clínica Escola de Fonoaudiologia, localizada no Campus I da UFPB.

Não é necessário realizar qualquer inscrição e os atendimentos serão realizados por ordem de chegada. 

Segundo a professora Anna Alice Almeida, coordenadora da iniciativa, nas triagens serão aplicados instrumentos de avaliação fonoaudiológica. Caso o participante apresente algum indicativo de problema na voz durante a triagem, ele passará, logo em seguida, por uma avaliação completa que inclui coleta de voz para análise perceptual e acústica, além de avaliação da laringe (laringoscopia) feita por um otorrinolaringologista vinculado ao serviço. 

As triagens fazem parte da programação da ‘Semana da Voz UFPB’, evento que acontece em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril, criado a fim de chamar a atenção das pessoas para os cuidados com o voz, o que pode interferir na qualidade de vida e também nas relações profissionais, especialmente de profissionais que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho, como professores, jornalistas, cantores, dentre outros. 

Além das triagens, as ações da Semana da Voz envolvem atividades em escolas e instituições de longa permanência de João Pessoa. Os pacientes dos Hospitais Napoleão Laureano (HNL) e Lauro Wanderley (HULW) também serão beneficiados com atividades do LIEV. 

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3216-7926 ou por e-mail liev.ufpb@gmail.com

Sobre o Laboratório Integrado de Estudos da Voz (LIEV)

O LIEV é formado por três docentes do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB: Anna Alice Almeida, Leonardo Lopes e Priscila Oliveira, especialistas no estudo da voz humana. Também compõem o Laboratório mais três pesquisadores, externos à UFPB, e mais de 50 pesquisadores em formação, entre alunos de graduação e pós-graduação. 

O Laboratório realiza as triagens vocais ao longo de todo ano mediante agendamento pelo telefone 3126-7926. 

***
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação