Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório internacional de coviabilidade socioecológica liderado pela UFPB e pelo IRD será lançado na Paraíba

publicado: 06/06/2023 10h58, última modificação: 12/06/2023 10h35
Lançamento acontecerá no dia 12/06, às 9h, no campus IV, em Mamanguape

Laboratório internacional de coviabilidade socioecológica será lançado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no dia 12 de junho, a partir das 9h, no Auditório do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), no campus IV, em Mamanguape, no Litoral Norte paraibano. As inscrições para o evento devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos).

O laboratório internacional de coviabilidade socioecológica, denominado Laboratório Misto Internacional de Inteligência Artificial, Análise de Dados e Observação da Terra aplicados à Sustentabilidade (LMI IDEAL, sigla em inglês) reunirá 50 pesquisadores franco-brasileiros de 11 organizações da rede ITAN (IDEAL Transformative Adaptation Network), que conecta instituições, pessoas e territórios para construir estratégias de coviabilidade no Brasil. O LMI IDEAL é liderado pela UFPB e pelo Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).

A coviabilidade socioecológica, conceito-paradigma do LMI IDEAL, refere-se às múltiplas formas possíveis para a coexistência persistente, funcional e justa entre humanos e não-humanos em socioecossistemas”, afirma o professor e pesquisador do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente da UFPB Rafael Raimundo, que coordenará o projeto no Nordeste brasileiro.

O laboratório internacional combinará ciência transdisciplinar, educação e governança adaptativa para apoiar estratégias integradoras de restauração de ecossistemas, inclusão social e desenvolvimento bioeconômico no Nordeste do Brasil, especificamente na Paraíba, no Rio Grande do Norte, em Pernambuco e no Ceará.

Segundo Rafael Raimundo, o LMI IDEAL trabalhará com comunidades locais para enfrentar o desafio comum de transformar territórios socialmente vulneráveis e ambientalmente degradados em bioeconomias sustentáveis e inclusivas. Além dos projetos locais de transformação adaptativa nos quatro estados do Nordeste, o LMI IDEAL está desenvolvendo ferramentas de síntese de dados que apoiarão a governança em múltiplas escalas, incluindo painéis e mapas interativos.

Na Paraíba, por exemplo, pretende-se criar um corredor agroecológico conectando hotspots de biodiversidade (reservas de biodiversidade que podem estar ameaçadas de destruição) e comunidades locais em busca de transições agroecológicas no extremo norte do bioma Floresta atlântica. No Rio Grande do Norte, busca-se restaurar a vegetação da Caatinga para combater a desertificação e a vulnerabilidade social conjuntamente.

No Ceará, será aplicada inteligência de dados para governança de recursos hídricos e agricultura familiar, a fim de resolver conflitos socioambientais na Caatinga. “Em paralelo a esses estudos de caso, focaremos também na educação ambiental, que vemos como uma das ações mais estruturantes para a resiliência socioecológica no longo prazo”, diz o professor e pesquisador da UFPB.

Nesse sentido, serão linhas de pesquisa do LMI IDEAL a compreensão, proteção e valorização da agrobiodiversidade e do conhecimento tradicional; a otimização das conectividades e potencialidades biológicas, hídricas e socioprodutivas nas escalas local e regional; e monitoramento de indicadores ecossistêmicos e socioeconômicos da transformação dos territórios.

Também serão linhas de pesquisa a aprendizagem social via experimentação e aplicações de ciência de dados e inteligência artificial; desenvolvimento de rede para apoiar a governança voltada à promoção da resiliência socioecológica; e promoção da participação social na tomada de decisões baseadas em ciência.

"É com grande entusiasmo que compartilhamos o lançamento do laboratório. Ele trará inúmeros benefícios para nossa região e para o desenvolvimento de pesquisas. Será uma oportunidade única para explorar o potencial da ciência aberta, pesquisa participativa e governança, visando à coviabilidade socioecológica. Estamos extremamente empolgados com essa conquista”, comemora Joseilme Gouveia, professor e pesquisador do Departamento de Ciências Exatas da UFPB e atualmente diretor do CCAE.

O professor Joseilme Gouveia tem plena convicção de que o laboratório internacional será um catalisador para a produção científica de qualidade e para o fortalecimento das parcerias internacionais e faz um chamado: “Agradeço a todos os envolvidos nesse projeto e convido cada um de vocês a acompanhar de perto os avanços e contribuir para o sucesso dessa iniciativa. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável e promissor para nossa região".

O presidente do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) no Brasil, Frédérique Seyler, participará do lançamento na UFPB, que terá tradução simultânea de francês/português e de português/francês. A programação completa do evento pode ser conferida na página eletrônica do LMI IDEAL.

Texto: Pedro Paz
Edição: Aline Lins