Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Lançada chamada de Bolsas Mérito para estudantes estrangeiros do PEC-G

Lançada chamada de Bolsas Mérito para estudantes estrangeiros do PEC-G

publicado: 18/01/2022 17h54, última modificação: 20/01/2022 10h04
Edital do MRE visa à concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 622,00

Foto: Angélica Gouveia

Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou edital de convocação para as Bolsas Mérito para estudantes vinculados ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) no primeiro semestre de 2022. Este Edital visa à concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 622,00 mensais, por seis meses, referentes ao primeiro semestre de 2022, para estudantes estrangeiros do PEC-G que demonstrem desempenho acadêmico excepcional após pelo menos o primeiro ano cursado.

A Bolsa Mérito foi instituída pela Portaria Ministerial nº 200, de 20 de março de 2012, do Ministro de Estado das Relações Exteriores.

Os interessados devem enviar, até 26 de janeiro, mensagem eletrônica para o e-mail mobilidade@aci.ufpb.br contendo todos os documentos necessários. Os candidatos devem observar o prazo estipulado, bem como o envio da documentação completa, para que a UFPB possa encaminhar as inscrições para  à Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa (DTED) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) no tempo hábil para a seleção final.

Dúvidas podem ser esclarecidas pela ACI-UFPB, pelo e-mail mobilidade@aci.ufpb.br.

Documentos necessários:

Formulário de inscrição  em PDF completamente preenchido e assinado pelo estudante;

Termo de Compromisso em PDF assinado pelo estudante, declarando que não exerce atividade remunerada nem recebe auxílio financeiro de outra(s) origem(ns);

Comprovante de matrícula do estudante na IES, com indicação das disciplinas a serem cursadas no semestre letivo atual ou que se inicia;

Histórico Escolar completo e atualizado do estudante, incluindo os resultados do último semestre letivo cursado;

Cópia da página do passaporte do estudante com o visto (VITEM-IV) vigente;

Cópia do RNM do estudante em dia, ou de seu protocolo atualizado;

Declaração contendo o Índice de Rendimento Acadêmico (média das notas de todas as disciplinas já cursadas, incluindo aquelas em que o aluno obteve reprovação, se for o caso), graduado numericamente em uma escala de 0 a 10, e indicação do provável semestre de conclusão do curso;

Em caso de participação em atividades extraclasse, de pesquisa ou extensão nos dois últimos semestres letivos cursados, comprovante(s) de participação do estudante, com indicação de data da realização e de duração e/ou carga horária da atividade;

Carta de recomendação individual, redigida e assinada por professor de disciplina cursada no último semestre letivo.

* * *
Reportagem: Ascom com informações da ACI/UFPB e do Ministério das Relações Exteriores
Foto: Aline Lins