Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Lançamento de livro sobre estratégias de sobrevivência na pandemia acontece nesta sexta-feira

publicado: 06/05/2021 18h24, última modificação: 06/05/2021 18h27
Ebook é fruto de oficina promovida pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB

Foto: Divulgação

Organizado pela professora da Universidade de São Paulo (USP) Cremilda Medina e com reportagens sobre estratégias de sobrevivência de protagonistas anônimos na pandemia escritas por onze jornalistas, o livro digital "Mutações do Trabalho - Paraíba: radar jornalístico em tempos de pandemia" será lançado nesta sexta-feira (7), em live aberta ao público, às 18h, no YouTube.

O ebook é fruto da oficina "Narrativas da Contemporaneidade" promovida pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que é coordenado pela Profa. Zulmira Nóbrega. A oficina foi ministrada aos jornalistas que assinam a obra, em novembro de 2019, pela professora Cremilda Medina, um dos nomes de referência no estudo do jornalismo contemporâneo.

Em "Mutações do Trabalho", os jornalistas, a partir de um cuidadoso trabalho de campo, trazem ricas narrações sobre protagonistas anônimos e suas estratégias de sobrevivência, enquanto o coronavírus se alastrava pela Paraíba e pelo país, entre março e abril de 2020. E segundo a organizadora afirma na apresentação da obra, "os autores nos convidam a partilhar o gesto afirmativo dos anônimos perante as intempéries do mundo".

A obra conta com artigos dos jornalistas Ana Lúcia Medeiros Batista, Madrilena Feitosa, Filipe Francilino de Sousa, Cibelly Correia, Aderlon Amorim, Iris Souto Maior, Felícia Arbex Rosas, Judivan Gomes Procópio, Patrícia Monteiro, Sinval Medina e Wellington Pereira.

O ebook também traz o artigo "Hefesto na pirâmide. (dialogias do trabalho jornalístico)", assinado pelo docente aposentado da UFPB Wellington Pereira, que faleceu em 19 de março deste ano, vítima de Covid-19. Por muitos anos, ele integrou o quadro de docentes do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB.

Durante a live de lançamento, Prof. Wellington Pereira receberá homenagem póstuma, que será conduzida pela jornalista e professora Ana Lúcia Medeiros Batista.

A live será promovida pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – responsável pela publicação do ebook –, em seu canal no YouTube.

Reportagem: Ascom com informações de Madrilena Feitosa - jornalista/UFPB
Edição: Aline Lins