Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Lives > Agenda de lives da UFPB: veja programação até domingo (26)

Agenda de lives da UFPB: veja programação até domingo (26)

Tecnologias Educacionais e Comunicação Institucional Estratégica serão alguns dos temas debatidos
publicado: 08/06/2020 20h09, última modificação: 20/07/2020 21h36
A programação de lives é atualizada ao longo da semana. Crédito: Prefeitura de Olinda/Reprodução

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começa mais uma semana de lives nesta quarentena. Até domingo (26), serão debatidos temas como a ciência do Direito; o papel do STF nos impactos do federalismo no Brasil; saberes indígenas na pós-graduação e relatórios da Pesquisa de Monitoramento da Pandemia Covid-19 no Vale do Mamanguape da Paraíba; literatura visual; eventos extremos de precipitação no Semiárido; aquisição da leitura; e mulher, cultura popular e literatura de cordel.

A obra de Shakespeare; pesquisa do artista carioca Pontogor sobre vídeo, fotografia, instalação, performance e música; Tecnologias Educacionais e Comunicação Institucional Estratégica; Geodiversidade e sustentabilidade socioambiental; como elaborar questionário no Google Forms; a interpretação jurídica sobre a presunção da inocência; vivência de Terapia Comunitária Integrativa (TCI); e experimentos cênicos serão outros assuntos discutidos ao longo desta semana.

Confira, abaixo, a programação de lives da UFPB de 20 a 26 de julho:

Segunda-feira (20)

Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPB continua com seu programa “Ciência em casa”, por meio de live às 19h, sobre a temática “A Escola Técnica de Saúde da UFPB frente à Covid-19". Para acompanhar, basta acessar este canal no YouTube.

Ramo Estudantil da UFPB realizará live às 20h30. O objetivo da transmissão on-line será abordar assuntos relacionados ao IEEE, como o que são sociedades, membros e capítulos.

Terça-feira (21)

Seguindo com a programação do ciclo de debates, o Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da UFPB estará realizando duas palestras. A primeira, às 9h30, sobre “A ciência do Direito... é ciência?” e a segunda, às 19hh, a respeito “Do papel do STF nos impactos do federalismo no Brasil”. A transmissão será por meio do serviço de videoconferências  Zoom (o link será disponibilizado no dia do debate, no Instagram).

A décima live do Círculo de Cultura Freireana será sobre “Educação: saberes indígenas na pós-graduação e relatórios da Pesquisa de Monitoramento da Pandemia Covid-19 no Vale do Mamanguape da Paraíba – Brasil”, às 19h, por meio do Google Meet.

Às 19h, o Festival Interartes convida a todos para live sobre literatura visual.

Discutindo o tema “Eventos extremos de precipitação no Semiárido”, o Grupo de Estudos de Ambientes Fluviais Semiáridos (GEAFS) realizará, às 19h, um encontro em seu canal no YouTube. O convidado será o professor Ranyére Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Grupo de pesquisa Aspectos Psicológicos e Sociais da Aprendizagem promoverá live às 20h, com o tema “Aquisição da leitura: o que a neurociência tem a contribuir?”. A convidada será a professora Carla Moita.

O projeto de extensão Mulheres em cena promoverá sua primeira live às 20h. No bate-papo, irão conversar com o professor Stelio Torquato, sobre mulher, cultura popular e literatura de cordel.

Quarta-feira (22)

Às 10h, o projeto Janelas da Interculturalidade debaterá a obra de Shakespeare.

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB, por meio do Programa de Pós-Graduação em Matemática, transmitirá a defesa de dissertação "Multiplicidade de Soluções Nodais para um Problema do Tipo Yamabeo", de Lázaro Rangel, às 16h, através da Plataforma Google Meet.

Artes Visuais e Inclusão promoverá live às 14h, com o artista carioca Pontogor, que falará sobre sua pesquisa acerca de vídeo, fotografia, instalação, performance e música.

A Coordenação de Programas de Ação Comunitária realizará, às 19h, um bate-papo ao vivo sobre “Tecnologias Educacionais e Comunicação Institucional Estratégica”. Participarão Marcus Alves, jornalista da UFPB, e a professora Lebiam Tamar. A transmissão ocorrerá pelo YouTube.

Com o tema “Geodiversidade e sustentabilidade socioambiental”, o Café Ecológico realizará encontro ao vivo por meio do YouTube, com a presença do professor Leonardo Figueiredo. A transmissão será às 20h.

Quinta-feira (23)

O projeto Descomplica TCC promoverá live às 19h, sobre “Como elaborar questionário no Google Forms”, com participação do professor Jefferson Lopes (@jeff_loopes).

O Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da UFPB promoverá live às 19h, com o tema “A interpretação jurídica sobre a presunção da inocência” . O link será disponibilizado no Instagram

Sexta-feira (24)

Neuroconexões, projeto de extensão da UFPB, realizará, às 10h, live sobre “Vivência de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) no dia Z. Projeto GEPAEZ UFPB”. As convidadas serão as professoras da UFPB Ana Lúcia e Semírames Cartonilho. A transmissão será feita pelo Google Meet.

Às 14h, o Programa de Pós-graduação em Enfermagem transmitirá defesa de tese “Adaptação Transcultural do Instrumento de Evaluación  de In Experiencia del Paciente Crónico para o português do Brasil em Pacientes com doença renal crônica”. Para participar, basta solicitar link pelo Instagram.

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da UFPB, em parceria com o Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas, realizará transmissão ao vivo com o tema “Biomarcadores nas doenças infecciosas: A importância da caracterização do sistema imune na Covid-19” às 19h30, pelo YouTube

Sábado (25)

Às 19h, o Festival Interartes convida a todos para live sobre experimentos cênicos.

Domingo (26)

A programação será divulgada em breve.

Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB