Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Livro sobre Padre Ibiapina é lançado na UFPB
conteúdo

Notícias

Livro sobre Padre Ibiapina é lançado na UFPB

Canonização do padre, falecido em 1883, é debatida
publicado: 24/04/2019 16h46, última modificação: 24/04/2019 17h00
Exibir carrossel de imagens Autor do livro Ernando Teixeira em visita ao gabinete da reitora da UFPB, no dia 10 de abril. Créditos: Oriel Farias

Autor do livro Ernando Teixeira em visita ao gabinete da reitora da UFPB, no dia 10 de abril. Créditos: Oriel Farias

“Foi devotado sacerdote, incansável missionário e sábio conselheiro na Igreja, sobretudo no serviço dos pobres e necessitados do Nordeste do Brasil”. O trecho acima é uma passagem da Oração pela Beatificação do Padre Ibiapina, feita pelo antigo bispo da diocese de Guarabira, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, em 1992 e aparece no livro “Padre Ibiapina – por nossos bispos”, escrito pelos padres Ernando Teixeira e José Floren.

A obra será lançada na próxima terça-feira (30), no auditório 412 do Centro de Ciência Humanas, Letras e Artes (CCHLA), às 17h. O livro traz textos de 14 bispos e padres nordestinos que continuam seguindo o legado do Padre Ibiapina, morto em 1883. 

 O Padre Ibiapina nasceu em 1806 e ingressou no Seminário em 1828. Decidiu se tornar missionário, visitou diversas províncias do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, deixando entre as suas obras a construção de igrejas e Casas de Caridade.

Após sua morte, iniciaram as discussões sobre a canonização do missionário, que está em andamento até hoje, e que também é debatida no livro.

Bruna Ferreira/Ascom UFPB