Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Maestro Eduardo Lakschevitz abre temporada 2023 do Coral Universitário Gazzi de Sá, da UFPB, e o coro Em Canto, da UFCG

publicado: 29/05/2023 09h38, última modificação: 29/05/2023 09h38
No dia 02 de junho, o Centro Cultural São Francisco será palco de dois grandes concertos

Na próxima sexta-feira (02/06), com entrada gratuita, o Centro Cultural São Francisco será palco de dois grandes concertos. A partir das 19h, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) entra em cena sob a regência do maestro convidado Erenilson Ferreira e, em seguida, às 20h, haverá o concerto intitulado ‘Música para cantar junto’, com participação do ‘Coral Universitário Gazzi de Sá’, pertencente à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), regido pelo maestro Eduardo Nóbrega, e o ‘Coro Em Canto’, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sob a regência do maestro Lemuel Guerra.

Os coros abrem juntos a temporada 2023, com participação especial do professor e maestro convidado Eduardo Lakschevitz (UNIRIO).

Na primeira parte, a OSMJP, sob a regência do maestro Laércio Diniz, apresenta o Concerto para Violoncelo em Ré de Haydn, tendo como solista Fábio Machado, e encerra com a 8ª Sinfonia de Beethoven.

Logo após será a vez dos corais que vão apresentar um repertório popular, abrindo com a composição ‘Marujo do Rosário’, um Folclore Brasileiro com arranjo de Dekaney e Eduardo Lakschevitz; em seguida apresenta ‘Lenha’, de Zeca Balero, com arranjo de Lakschevitz; depois os coros apresentam a composição ‘Nde Rangaba’ (baseado em Poema indígena) e ‘Ciranda’, as duas de autoria do maestro Eduardo Lakschevitz. Em seguida, será executada a peça ‘Há de Chegar’, de Sergio Barros e Eduardo Lakschevitz.

Maestro Eduardo Lakschevitz. Foto: Divulgação

Dando continuidade à programação, os coros vão apresentar duas composições de autoria do maestro Lakschevitz dedicadas aos grupos e aos maestros titulares. A primeira peça, ‘Pra Quem Canta’, dedicada ao maestro Eduardo Nóbrega e ao Coral Universitário Gazzi de Sá da UFPB, e a segunda, ‘Sobre Cantores e Regentes’, dedicada ao maestro Lemuel Guerra e ao Coro Em Canto da UFCG.

Também serão executadas ‘Todas as Cores’, de Eduardo Lakschevitz e Fabiano Salek,  e a composição ‘Sobradinho’, de Sá & Guarabira. Por fim, ‘Quem sabe isso quer dizer amor?’, de Lô Borges e Márcio Borges. Todas as composições com arranjos do maestro e professor Eduardo Lakschevitz.

Os corais serão acompanhados também pelos músicos convidados, Yuri Ribeiro (teclado e acordeom); Marcelo Aprígio (contrabaixo), além de Everton Drums e Sofia Sol (percussão).

Este concerto duplo está sendo possível por meio de uma parceria firmada entre a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, por meio do coordenador, o músico Samuel Espinosa, o maestro Laércio Diniz, regente titular do OSMJP, e o Coral Universitário Gazzi de Sá, da UFPB.

De acordo com o maestro Eduardo Nóbrega, a vinda do maestro só enriquece o aprendizado dos grupos. “Lakschevitz tem uma leveza na regência espetacular, não é à toa que é reconhecido internacionalmente por seus arranjos e composições para coros gravados por todo Brasil e por outros países, a exemplo da Venezuela, México, Estados Unidos e Eslovênia. Portanto sua experiência só vai acrescentar e valorizar ainda mais o trabalho dos coros”, relatou Nóbrega acrescentando que Lakschevitz chega essa semana para se inteirar com os grupos e dar continuidade aos ensaios que já foram iniciados pelos maestros titulares dos coros.

Os corais serão acompanhados pelos músicos convidados, Yuri Ribeiro (teclado e acordeom); Marcelo Aprígio (contrabaixo), além de Everton Drums e Sofia Sol (percussão).

Com informações do Coral Gazzi de Sá
Edição: Aline Lins