Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Editais da Capes e CNPq abrem oportunidades para pesquisadores

Editais da Capes e CNPq abrem oportunidades para pesquisadores

Os editais somam mais de R$ 100 milhões em recursos voltados para pesquisas
publicado: 15/07/2019 20h16, última modificação: 16/07/2019 14h12
Submissão de propostas é online. Crédito: Site Universia/Reprodução

Há, neste momento, mais de R$ 100 milhões em oportunidades com inscrições abertas para pesquisadores brasileiros, por meio de editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e chamadas públicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Há seleção de bolsistas da área da agricultura para intercâmbio na Universidade Purdue (Purdue), nos Estados Unidos; de projetos para as Forças Armadas; assistentes de ensino ou pesquisa em língua inglesa; intercâmbio entre centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses; formação de recursos humanos e pesquisa em Engenharia, também com a França; e projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães.

Além disso, bolsas de mestrado e de doutorado internacionais em áreas de interesse para a indústria de petróleo, gás e engenharias; projetos de eventos de divulgação e popularização da ciência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2019 e concessão de bolsas no país e no exterior para projetos de pesquisa que tenham o intuito de contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no Brasil. Confira abaixo:

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

- Programa CAPES/PURDUE de doutorado em agricultura

Objetivo: seleção de bolsistas, no âmbito do Programa de Doutorado em Agricultura, para fomentar o intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes do Brasil na área prioritária de Agricultura a ser realizada na Universidade Purdue (Purdue), nos Estados Unidos.

Inscrições: até às 17h de 13 de setembro

Recurso: até cinco bolsas

- Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (Procad)

Objetivo: ação do governo brasileiro destinada a fomentar a cooperação entre instituições civis e militares para implementação de projetos voltados à formação de recursos humanos e à produção de pesquisas científicas e tecnológicas qualificados na área de Defesa.

Inscrições: até às 15h59m59s de 19 de agosto

Recurso: R$ 13,4 milhões

- Programa Capes/Fulbright de English Teaching Assistant (ETA) para Projetos Institucionais

Objetivo: seleção de projetos de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, para o recebimento de assistentes de ensino ou pesquisa em língua inglesa, com intuito de contribuir para o aprimoramento dos cursos de bacharelado ou licenciatura em Letras, habilitação em Língua Inglesa, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais formados nestes cursos.

Inscrições: até às 17h de 16 de agosto

Recurso: R$ 5,6 milhões

- Programa CAPES/Cofecub

Objetivo: fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses.

Inscrições: até às 17h de 25 de julho

Recurso: por ano de projeto, não cumulativos, com vistas ao custeio de despesas com materiais de consumo.

- Programa CAPES/Brafitec

Objetivo: selecionar projetos de parcerias universitárias entre o Brasil e a França no âmbito do Programa Capes/Brafitec, para fomentar a formação de recursos humanos e a pesquisa na área da Engenharia por meio da mobilidade acadêmica e do intercâmbio cientifico entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e Instituições similares sediadas na França.

Inscrições: até 16 de setembro

Recurso: R$ 14,8 milhões para os três primeiros anos de projeto e R$ 712 mil para o último ano de vigência

- Probral

Objetivo: seleção de projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães no âmbito do Programa Probral, para fomentar a pesquisa por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica entre Instituições de Ensino Superior (IES) ou instituições de pesquisa brasileiras, sejam públicas ou privadas sem fins lucrativos, e instituições similares sediadas na Alemanha.

Inscrições: até às 17h de 26 de julho

Recurso: até vinte e cinco projetos de pesquisa

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

- Chamada Petrogal Brasil S.A

Objetivo: oferecer formação internacional de alta qualidade em áreas de interesse para a indústria de petróleo, gás e engenharias, por meio de bolsas de Mestrado Profissional no Exterior ¿ MPE e de Doutorado Pleno no Exterior.

Inscrições: até 26 de julho

Recurso: R$ 3.3 milhões

Chamada para projetos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2019

Objetivo: apoiar projetos de eventos de divulgação e popularização da ciência, que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico no País, por meio da realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2019. Os eventos, em todas as Unidades Federativas do país, deverão terabrangência municipal, estadual/distrital e/ou regional e deverão desenvolver o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável".

Inscrições: até 22 de agosto

Recurso: R$ 5 milhões

- Chamada para bolsas no país e no exterior

Objetivo: apoiar projetos de pesquisa que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio da concessão de bolsas no país e no exterior.

Inscrições: até 09 de março de 2020

Recursos: R$ 60 milhões