Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Marcelo Barros recebe Honoris Causa da UFPB
conteúdo

Notícias

Marcelo Barros recebe Honoris Causa da UFPB

publicado: 13/11/2021 11h27, última modificação: 13/11/2021 11h43
Monge beneditino dedica título às lutas sociais representadas pelo MST, aos povos indígenas e à população negra

Foto: Mariani Idalino

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) outorgou o título de Doutor Honoris Causa ao monge benedito Marcelo Barros, em solenidade realizada na noite desta sexta-feira (12). Aos 76 anos, Marcelo possui cerca de 60 obras publicadas sobre Teoria da Libertação, corrente que interpreta o evangelho como um chamado à superação de injustiças econômicas, políticas e sociais. 

A mesa da cerimônia de outorga foi presidida pela Vice-reitora, a Profa. Liana Filgueira, e composta pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação (PRPG), Prof. Fernando Perazzo, o coordenador da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods), José Barreto Júnior, e o cacique Tabajara Ednaldo dos Santos. 

“É uma solenidade muito ritualística e me sinto muito honrada de poder presidi-la. Trata-se de um título justo dado a uma pessoa que é marcante na área de educação religiosa. Marcelo é uma representação da defesa do pluralismo religioso, com várias palestras realizadas e diferentes livros publicados sobre o assunto. É um prazer poder estar vivenciando esse momento”, pontuou a Profa. Liana Filgueira. 

Em sua fala de agradecimento, o monge benedito Marcelo Barros dedicou o título às lutas sociais representadas por lavradores e lavradoras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), aos povos originários indígenas e à população negra. 

“Para mim, esse evento significa o conhecimento de uma sabedoria que não é minha, que pertence aos povos originários indígenas, à população negra e aos lavradores, com os quais eu trabalho e mantenho contato. O título de Doutor Honoris Causa pertence a eles e a elas. Eu sou apenas um representante”, destacou o monge. 

O cacique do Povo Tabajara da Paraíba Ednaldo dos Santos, um dos integrantes da mesa, comentou sobre o relacionamento espiritual mantido com Marcelo Barros e ressaltou a importância do evento. 

“A relação do Povo Tabajara com o monge Marcelo está relacionada à espiritualidade porque é dentro desse campo que ele tem contribuído com os povos indígenas do Nordeste. Um momento como esse reforça o papel importante exercido pela UFPB com todos os grupos sociais que formam a população paraibana”, afirmou o cacique Ednaldo. 

Durante a cerimônia, houve a apresentação de três vídeos em homenagem a Marcelo Barros. As mensagens especiais foram enviadas por Ivone Gebera, João Stédile e Carlos André Cavalcanti. 

Para o Prof. Lusival Barcellos, chefe do Departamento de Ciências das Religiões e um dos autores da propositura do título, a solenidade simboliza um momento de celebração. 

“É um momento ímpar. Estamos testemunhando aqui o primeiro título Doutor Honoris Causa que o Marcelo Barros está recebendo, apesar da trajetória enorme em vários campos da sociedade. Marcelo está presente e envolvido não só em questões da diversidade inter-religiosa, mas também em temáticas relacionadas às mulheres e à juventude”, disse o professor. 

Gildo Xucuru, do Povo Xucuru de Pernambuco, também avaliou positivamente a cerimônia, destacando o impacto que o trabalho realizado pelo monge Marcelo possui em diferentes grupos sociais. 

“Hoje, ele é a pessoa que recebe o título, mas essa honraria também tem muito valor para nós que pertencemos à luta social da Comissão Pastoral da Terra, dos povos originários, da população negra e do MST”, declarou Gildo.

***

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Fotos: Mariani Idalino