Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mestrados profissionais em Matemática, Ensino de História e Ensino da Biologia oferecem 44 vagas na UFPB para 2023

publicado: 06/09/2022 19h31, última modificação: 06/09/2022 19h31
Os cursos são oferecidos em rede nacional

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba oferece 12 vagas de pós-graduação no Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória) e 10 vagas para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), além de 22 vagas para o Mestrado Profissional em Ensino da Biologia em Rede Nacional (ProfBio) para as turmas de 2023.

O ProfHistória é um curso de mestrado presencial, com oferta simultânea nacional, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) direcionado ao portador de diploma de curso superior de licenciatura, que atue como professor da rede pública de História em qualquer ano da Educação Básica.

As inscrições do ProfHistória já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 06 de outubro pela internet. Na UFPB, das 12 vagas ofertadas, 06 serão reservadas para cotas. A seleção é composta de prova objetiva e discursiva, com data prevista para o dia 06 de novembro, os candidatos às vagas da UFPB realizarão as provas em João Pessoa. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail profhistoriaufpb@gmail.com .

Já o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa)

O Profmat tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas que busquem aprimoramento da formação profissional.

As inscrições para o ProfMat estarão abertas no período desde 05 de setembro até as 17h do dia 03 de outubro, pela internet. Na UFPB, as aulas do ProfMat ocorrem às sextas-feiras, no período da tarde e noite; e aos sábados, manhã e tarde; os encontros presenciais ocorrem em João Pessoa.

Das 10 vagas ofertadas pela UFPB, 02 serão reservadas para cotas. O processo de seleção será composto de prova com 30 questões de múltipla escolha que terão como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e geométricos dos candidatos. A prova está prevista para o dia 22 de outubro.

Mais informações podem ser fornecidas pelo e-mail secprofmat.ufpb@gmail.com ou pelo telefone (83) 981559755.

O Mestrado Profissional em Ensino da Biologia em Rede Nacional (ProfBio) é direcionado ao portador de diploma em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com habilitação em Biologia, que atue como professor da rede pública de Biologia em qualquer ano da Educação Básica.

Coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o ProfBio é um curso semipresencial que tem como objetivo a qualificação profissional de professores de biologia, visando à melhora do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino e aprendizagem da biologia como uma ciência experimental.

Para 2023 a UFPB oferece 22 vagas, sendo 8 vagas reservadas para ações afirmativas, e as inscrições podem ser realizadas de 30 de setembro a 20 de outubro, por meio da internet. A realização da prova está prevista para 20 de novembro.

Na UFPB as aulas ocorrem nas sextas-feiras, no período da manhã e tarde. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail profbio.ufpb@gmail.com

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins