Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mestranda da UFPB vai coordenar simpósio na Universidade de Coimbra

Mestranda da UFPB vai coordenar simpósio na Universidade de Coimbra

publicado: 28/04/2021 14h39, última modificação: 25/10/2022 09h23
Evento ocorrerá em tradicional congresso da Faculdade de Direito da UC

Foto: Angélica Gouveia

A pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Raphaella Viana Silva Asforacom o apoio da Reitoria da Universidade, vai coordenar o Simpósio Direitos Humanos e Educação pelo Esporte, que será realizado pela Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, de 12 a 14 de outubro deste ano. O evento será parte da programação do VI Congresso Internacional de Direitos Humanos, tradicional evento da Faculdade de Direito daquela universidade.

Aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da UFPB, Raphaella propôs a realização do simpósio (no formato online)proposta aprovada pela Universidade de Coimbra nesta segunda-feira (26). Ela vai coordenar o evento junto com o professor Mateus Finco, do Centro de Educação (CE) da UFPB.

A proposta do evento pela pesquisadora foi possível em virtude do convênio de cooperação acadêmica firmado em 2019 entre as duas universidades. A coordenadora das ações de cooperação entre as duas instituições e também coordenadora do PPGCJ, professora Creusa Borges, explicou que o convênio prevê ações de internacionalização como oferta de disciplinas conjuntas ou realização conjunta de eventos.

Assim, por meio da parceria, foi oferecida, nos meses de abril e março deste ano, a disciplina Introdução à diplomacia da educação, ministrada de forma conjunta pela docente Creusa Borges e pelo professor da Universidade de Coimbra António Gomes Ferreira. Aberta para todo o país, a disciplina foi ofertada para professores e alunos, de forma remota, e teve entre os participantes os proponentes do simpósio Raphaella Viana Silva Asfora e Mateus Finco.

Ainda como parte das ações de internacionalização, a Universidade Federal da Paraíba mantém convênios de cotutela para oferecer dupla diplomação a seus alunos de pós-graduação. Atualmente, o PPGCJ é o programa da Universidade com maior número de estudantes em regime de cotutela em universidades estrangeiras.

São 14 estudantes de doutorado em Ciências Jurídicas realizando atividades em instituições de ensino superior europeias, a exemplo da Università degli Studi di Firenze (UniFI), na Itália, a Universidad de Granada, na Espanha, além da própria UC. Ao final, todos receberão a dupla titulação pelas duas universidades.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins