Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mestrando do Centro de Informática da UFPB vence competição mundial da IBM

Mestrando do Centro de Informática da UFPB vence competição mundial da IBM

publicado: 14/04/2021 18h46, última modificação: 14/04/2021 18h51
Estudante paraibano desenvolveu programa que oferece relatório de contas bancárias

Foto: Arquivo Pessoal

Concorrendo com participantes de 129 países, o paraibano de João Pessoa e mestrando Michael Almeida da Franca Monteiro, do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é um dos vencedores da competição mundial Master the Mainframe edição 2020, promovida pela IBM (International Business Machines Corporation), empresa multinacional americana do ramo de tecnologia da informação.

O prêmio em dinheiro, cujo valor ainda será anunciado pela companhia, será dividido com Bruno Bega Harnik, de São Paulo. Eles são os únicos ganhadores da América Latina, na categoria regional. Os principais vencedores são Pierre Jacquet, Adebisi Yusuf e Hartanto Ario Wikdjava.

Para fazer jus ao prêmio, o estudante do CI desenvolveu um programa chamado REXXPORTER, executável no sistema mainframe da IBM, que oferece um relatório de contas bancárias, o qual torna mais eficiente a classificação e ordenação de dados de uma instituição financeira.

Michael Monteiro, que está no segundo ano do mestrado e é orientando do Prof. Iguatemi Fonseca, apresentou a solução tecnológica para uma banca avaliadora, após participar de um processo de capacitação oferecido pela IBM e voltado para a exploração do sistema mainframe da própria companhia.

Mainframe é um computador de grande porte dedicado ao processamento de grandes volumes de dados, com alto desempenho, performance, escalabilidade e segurança. Ao longo dos anos, esse servidor vem ocupando cada vez menor espaço físico e agregando maior capacidade computacional.

Embora em fase experimental, Michael Monteiro acredita que o seu projeto tem potencial de aplicabilidade no mercado e que deverá ser adotado pela IBM como uma nova opção para a gestão de dados bancários.

O concurso Master the Mainframe está na sua 16ª edição e dele podem participar estudantes e profissionais da área de computação e de outros segmentos da tecnologia da informação. Confira neste link as informações sobre como participar da próxima edição do concurso.

Reportagem: Madrilena Feitosa/ Assessoria de Comunicação do CI – UFPB
Edição: Aline Lins