Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Minicurso na UFPB aborda ferramentas de disseminação de pesquisas e publicações do IBGE

publicado: 18/05/2021 16h49, última modificação: 18/05/2021 16h50
Inscrições vão até esta quinta-feira, dia 20 de maio

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inscreve, até esta quinta-feira, dia 20 de maio, para o minicurso “Panorama das pesquisas e publicações do IBGE e sua disseminação através da internet”. O minicurso, aberto ao público em geral, acontecerá no período de 24 a 27 de maio, das 14 às 17h. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos - Sigeventos. Estão sendo ofertadas 100 vagas.

O minicurso é promovido pelo Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA, por meio do Grupo de Assessoria, Pesquisa e Planejamento Econômico (GAPPE). O objetivo da ação é oferecer conhecimento sobre pesquisas e publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, por meio de portais e bancos de dados desse órgão, e capacitar os participantes para realizar pesquisas e cruzamento de dados, de acordo com variáveis de interesse.

A partir de um panorama das pesquisas, publicações e produtos nas áreas de estatística e geociências do IBGE, o minicurso introduzirá os participantes ao conhecimento sobre as ferramentas e plataformas de disseminação desse acervo institucional na internet (bancos de dados e sítios), de modo a proporcionar a pesquisa, seleção e o cruzamento de dados, de abrangência municipal, estadual e federal.

O acesso se dará por um link enviado aos inscritos e será ministrado pela equipe técnica do setor de disseminação de pesquisa do IBGE-PB.

A iniciativa faz parte dos ciclos de minicursos e oficinas promovidas pelo GAPPE/Departamento de Economia, sob coordenação da Prof. Liedje Siqueira.

Os participantes terão direito a certificado. O conteúdo programático está disponível no Sigeventos e mais informações sobre o minicurso podem ser obtidas por e-mail, pelo endereço: gappe1.ufpb@gmail.com

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia