Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ministro da Educação visita UFPB e diz que vai evitar mais reduções orçamentárias

publicado: 26/04/2021 21h32, última modificação: 13/12/2022 12h13
Titular do MEC proferiu aula magna no auditório da Reitoria
Foto: Oriel Farias

Durante visita à Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na tarde desta segunda-feira (26), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, proferiu uma aula magna sobre avanços e desafios da educação. O ministro estava acompanhado do Secretário de Educação Superior Wagner Vilas Boas e de uma comitiva do Ministério da Educação.

(Da esq. para dir.) Reitor da UFC José Cândido, Reitora da UFERSA Ludimilla Carvalho, Reitor da UFPB Valdiney Gouveia, Ministro Milton Ribeiro e Deputado Cabo Gilberto. Foto: Angélica Gouveia

A solenidade, que ocorreu no auditório da Reitoria, no campus I, contou com a presença do Reitor Valdiney Gouveia, da Vice-reitora Liana Filgueira, de pró-reitores e de diversas autoridades convidadas: o prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, a secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, a ex-reitora da UFPB Margareth Diniz, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado, Cláudio Furtado, o deputado estadual Cabo Gilberto e representantes das Polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF).

Ministro Milton Ribeiro ao lado do Reitor Valdiney Gouveia e a Vice-reitora da UFPB Liana Filgueira. Foto: Angélica Gouveia

Também participaram da solenidade os reitores das universidades federais do Ceará (UFC), José Cândido, da Rural do Semi-Árido (Ufersa), Ludimilla Carvalho, de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes, e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Nicácio Lopes.

O ministro Milton Ribeiro esclareceu que o corte na verba destinada à educação em 2021, na Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada no último mês no Congresso Nacional, é um reflexo do momento crítico da pandemia e o que o governo está priorizando no momento a vida e o alimento na mesa da população mais afetada pela crise sanitária, razão pela qual os investimentos para a educação foram comprometidos, assim como outros ministérios. Ele explicou que, apesar de saber o quanto é importante o recurso para a educação, “vivemos um tempo de guerra contra um inimigo invisível” e “tem gente morrendo de fome”.

Foto: Aline Lins

O titular do MEC, no entanto, garantiu esforços no sentido de evitar mais reduções orçamentárias na área da educação, terceiro maior orçamento do governo. “Todo o dinheiro advém de impostos. Se os impostos diminuem, o orçamento de uma maneira geral diminui. Agora, a questão de onde serão os cortes, nós temos que ver com a bancada dos parlamentares. São eles que autorizam ou não os cortes propostos”, disse, acrescentando que vai tentar evitar cortes como ocorreram no ano passado.

Reitora da UFERSA Ludimilla Carvalho (E), Reitor da UFPB Valdiney Gouveia (C) e Ministro da Educação Milton Ribeiro. Foto: Angélica Gouveia

Milton Ribeiro destacou o papel fundamental dos hospitais universitários administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) durante a pandemia de Covid-19, a exemplo do Lauro Wanderley (HULW/UFPB), que recebeu pacientes durante a crise em Manaus. “Os pacientes foram removidos para hospitais federais, naquela crise, em sua maioria, senão totalidade, hospitais universitários. A universidade estendendo a mão à saúde”, ressaltou o ministro.

Foto: Angélica Gouveia

O ministro da Educação destacou ainda a importância da implementação, pelo governo federal, do diploma digital, no ano passado, realizado em parceria com a UFPB.

O Reitor Valdiney Gouveia destacou o momento ímpar da visita do ministro da Educação e destacou a importância do diálogo com o Ministério e com outras instituições, a exemplo da UFC e da Ufersa, para estabelecimento de parcerias que favoreçam a Universidade Federal da Paraíba. “Queremos construir um espaço de ciência, de tecnologia, de inovação, e de uma gestão comprometida com a sociedade. Queremos a Universidade num lugar cada dia mais elevado”.

Ministro Milton Ribeiro (D) fala observado pelo Reitor Valdiney Gouveia (E) e o prefeito de João Pessoa Cícero Lucena (C). Foto: Oriel Farias

Já o prefeito Cícero Lucena, que compôs a mesa do evento, junto com o ministro e o Reitor da UFPB, falou que o cuidado com a educação deve ser uma das prioridades da administração pública e espera que a parceria com o Governo Federal possa fortalecer as universidades e o ensino na Paraíba.

Ministro Milton Ribeiro ao lado do Reitor Valdiney Gouveia, o Diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis Euler Macedo e a Vice-reitora Liana Filgueira. Foto: Oriel Farias

Após a aula, acompanhado do Reitor, da Vice-reitora e uma comitiva da UFPB, o ministro percorreu setores do Campus I. A visita faz parte de uma agenda organizada pela Reitoria com ministros do Governo Federal para mostrar as potencialidades e as carências da UFPB, para que a Instituição possa crescer cada vez mais.

“A nossa Universidade tem a possibilidade de oferecer ensino, inovação, pesquisa e tecnologia de qualidade. Desse modo, queremos e lutamos por uma Universidade efetivamente grande”, disse o Reitor.

Reportagem: Milena Dantas e Carlos Germano
Edição: Aline Lins