Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ministro da Saúde participa de vacinação e testagem da Covid-19 no HULW/UFPB
conteúdo

Notícias

Ministro da Saúde participa de vacinação e testagem da Covid-19 no HULW/UFPB

publicado: 15/01/2022 14h13, última modificação: 15/01/2022 15h22
Marcelo Queiroga destacou importância do fortalecimento do Hospital Universitário Lauro Wanderley

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou, neste sábado (15), no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de ato de vacinação de servidores contra a Covid-19 e testagem para diagnóstico da doença. Durante a solenidade, o ministro elencou as ações do Governo Federal no combate à pandemia e garantiu que não faltarão vacinas para imunizar as crianças. Os imunizantes pediátricos já chegaram ao estado da Paraíba.

O ministro Marcelo Queiroga foi recebido pelo superintendente do HULW, Dr. Marcelo Tissiani, pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e também participaram do evento o deputado federal Wellington Roberto, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, e o presidente do Conselho Regional de Medicina, Dr. João Modesto.

 

Marcelo Queiroga defendeu o fortalecimento dos sistemas de saúde para atender a população e do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Nesse sentido, ele elencou a necessidade de habilitação da alta complexidade cardiovascular, habilitação da terapia renal substitutiva e fortalecimento dos transplantes. “Eu tenho certeza que toda a bancada da Paraíba não se furtará em alocar emendas – sejam individuais, de bancada – e com o ministro da Saúde egresso desta casa, é uma oportunidade ímpar”, afirmou.

 

O superintendente Marcelo Tissiani disse que a presença do ministro reforça que o HULW se encontra na vanguarda da luta contra a Covid-19. “Demonstramos isso com força na atenção aos irmãos de Manaus; hoje estamos ainda fazendo a retaguarda da alta complexidade para o Estado em virtude dessa necessidade para que os demais hospitais possam cumprir com a missão da Covid; e estamos preparados caso essa nova variante venha a trazer um aumento da necessidade de atenção hospitalar e dar a resposta necessária”, disse Tissiani.  

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, ressaltou o apoio da UFPB no combate à Covid-19. “Temos um inimigo em comum, esse vírus que tem ceifado diversas vidas, e nós precisamos unir forças. A UFPB tem investido em desenvolvimento de equipamentos, respiradores, máscaras a partir de nanotecnologia, e tem dado apoio à vacinação, disponibilizando espaço dentro da UFPB e suporte às equipes”, exemplificou o Reitor.   

 

O deputado federal Wellington Roberto citou os seus esforços para destinar recursos para o HULW e para a UFPB. “Temos participado trazendo recursos tanto para ajudar na renovação de infraestrutura e de equipamentos do HULW, como também da UFPB, destinamos só no final deste ano R$ 20 milhões em recursos para o HULW e para a UFPB”, disse.  

 

Marcelo Queiroga destacou que o Ministério da Saúde possui uma das campanhas mais bem-sucedidas do mundo, pois contabiliza 336 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já aplicadas, fruto do esforço do Governo Federal, de forma que o Brasil ocupa a quarta posição mundial entre todos os países que mais distribuem e vacinam a população. Ele fez um apelo para que estados e municípios apliquem a segunda dose e as doses de reforço na população, pois são muito importantes para o controle da pandemia, sobretudo com a nova variante Ômicron.

O ministro explicou que o motivo de ser contrário à exigência do chamado passaporte de vacinação é por entender desnecessária, já que o Brasil está bem na sua campanha de vacinação porque a população tem aderido à vacinação.

Quanto aos números de casos devido à variante Ômicron, Queiroga avalia que apesar da elevação do número de casos, prevê uma pressão sobre o sistema hospitalar menor que aquela ocorrida na segunda onda. “O sistema de saúde, hoje, é mais preparado, e temos capacidade de duplicar o número de leitos”, afirmou. Ainda segundo ele, há estoques dos kits de intubação orotraqueal que dariam para suprir o sistema de saúde por três meses e o Brasil não tem problema de produção de oxigênio – o problema é a logística de entrega.

 

Vacina pediátrica

 

As primeiras 23.600 doses para a vacinação em crianças, produzidas pelo laboratório Pfizer, para imunizar crianças de 5 a 11 anos, chegaram à Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) na sexta-feira (14) para distribuição aos 223 municípios paraibanos.

“O Ministério da Saúde adquiriu já 30 milhões de doses dessa vacina para aplicação nas nossas crianças e a recomendação é favorável, a segurança da vacina foi atestada pela Agência Sanitária, a quem incumbe fazer esse tipo de avaliação, e as vacinas estão disponíveis para todas as crianças que não têm contraindicação de receber a vacina; agora, como essas vacinas ainda são recentes, nós não conhecemos os eventos adversos a longo prazo, cabe a cada pai e a cada mãe buscar o esclarecimento devido para tomar a sua decisão”, explicou o ministro, acrescentando que “o Governo garante que todo pai e toda mãe que quiser vacinar o seu filho, não vai faltar dose de vacina”.   

 

Segundo o ministro, “as crianças são o futuro do nosso Brasil e a elas temos que dedicar toda a nossa atenção”. Para ele, compete aos pais a responsabilidade de decidir sobre a vacinação dos seus filhos e ao Governo Federal garantir a disponibilização da vacina.

O prefeito Cícero Lucena disse que é fundamental proteger as crianças com a vacinação, dentro das recomendações feitas pela ciência.

A secretária de Saúde de João Pessoa, Profa. Margareth Diniz, disse que a vacinação das crianças começa neste domingo (16), no Parque da Lagoa e no Parque da Bica (Parque Arruda Câmara), iniciando pelo público prioritário, de 5 a 11 anos, com deficiências e comorbidades. Quanto às crianças quilombolas, as vacinas serão aplicadas nos Quilombos, de 8h às 16h. Não é preciso agendamento e os pais ou responsáveis devem levar o laudo das crianças com deficiência ou comorbidades.

* * *
Reportagem: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias/Aline Lins/Giovanna Alves