Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mostra na UFPB exibe curtas sobre projetos sociais que atuam em João Pessoa

Mostra na UFPB exibe curtas sobre projetos sociais que atuam em João Pessoa

Programação com 12 produtos audiovisuais pretende dar mais visibilidade às iniciativas
publicado: 06/03/2020 12h56, última modificação: 06/03/2020 16h30
Exibições serão realizadas em 27 de março, a partir das 18h, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

A I Mostra ComuniVídeo: a comunicação da Universidade com a Comunidade através do audiovisual, promovida pelo Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), acontece no dia 27 de março, com a cerimônia de abertura a partir das 18h, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). A exibição dos vídeos produzidos pelos alunos começa às 19h30. A mostra é aberta ao público.

As inscrições, no caso dos alunos participantes e as pessoas que precisarem de certificado, seguem até o dia 18 de março, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O evento traz em sua programação, também, atividades que são exclusivas para os alunos dos cursos de graduação em Cinema, Radialismo e Relações Públicas, das disciplinas Comunicação e Cultura Contemporâneas, Grafismo em Cinema e Audiovisual e Videografismo e Animação Digital. No dia 10 de março, acontece a Oficina de Introdução à Produção Audiovisual e, no dia 17 de março, a Oficina de Pós-Produção Audiovisual.

As coordenadoras da ação são as professoras Josilene Ribeiro de Oliveira e Jessica Rodrigues, a qual é responsável pelas disciplinas de Comunicação e Cultura Contemporâneas (do curso de Relações Públicas), Grafismo em Cinema e Audiovisual (do curso de Cinema) e Videografismo e Animação Digital (do curso de Radialismo).

A mostra é composta por aproximadamente 12 vídeos. As produções dos alunos são curtas, de duração aproximada entre três e cinco minutos. O intuito do projeto foi usar os recursos audiovisuais com foco nas temáticas sociais.

“A ideia foi fazer com que os alunos pudessem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, também, ter um contato com o mercado de trabalho, bem como fazer as produções audiovisuais que contemplassem projetos sociais ou ações sociais”, esclarece a professora Jéssica, coordenadora adjunta.

Os vídeos, após exibição na mostra, serão doados. A professora explica que pediu aos alunos que produzissem um material audiovisual tendo como base os conteúdos vistos em sala e também que o vídeo fosse feito para ser doado a algum projeto/grupo social ou ONG de João Pessoa, tendo como objetivo a promoção e a colaboração para o aumento da visibilidade dos grupos ou projetos escolhidos. Segundo Jessica Rodrigues, desta forma, o evento permite a interação entre a academia, a sociedade e o mercado trabalho.

Ascom/UFPB