Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Museu Casa de Cultura Hermano José, da UFPB, realiza oficinas no Dia da Natureza

publicado: 03/10/2022 13h09, última modificação: 03/10/2022 13h09
A oficina de Plantio Domiciliar é aberta ao público geral e terá início às 10h, no dia 04 de outubro

Foto: Ícaro Maia

Nesta terça-feira (04), o Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza uma programação especial em celebração ao Dia da Natureza, data importante para reflexão das ações humanas em relação ao meio ambiente, uma pauta presente na vida e na obra de Hermano José.

Às 8h, as crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Albino participarão da oficina Guardiões do Mar, atividade educacional criativa e de sensibilização ambiental para crianças, a ser ministrada na praia, em frente ao museu, pela equipe do projeto de Extensão Mares sem Lixo, coordenado pela Profa. Cláudia de Oliveira Cunha, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

Ainda no período da manhã, a partir das 10h, será ministrada a Oficina de Plantio Domiciliar, na qual serão apresentadas técnicas para plantio domiciliar, como fazer mudas e preparar o solo, possibilidades de vasilhames alternativos e feitura do suporte de macramê. A oficina terá como base de pensamento o reaproveitamento, adubação orgânica com restos de alimento e o fácil acesso a esse tipo de saber.

Podem participar da oficina adultos e crianças, para isso são disponibilizadas 30 vagas sem a necessidade de inscrição prévia ou de levar material específico. A oficina será expositiva e experimental.

A preservação ambiental foi uma das causas amplamente defendidas pelo artista e professor Hermano José que, enquanto ecologista, teve intenso engajamento nas políticas de preservação ao meio ambiente de João Pessoa, escreveu poemas, crônicas em jornais da cidade, apontou os equívocos das autoridades frente ao meio ambiente e foi agraciado com a Comenda Verde da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, como reconhecimento pelas iniciativas em defesa ao meio ambiente.

O Museu Casa de Cultura Hermano José fica localizado na Rua poeta Luiz Ramalho Batista de Carvalho, nº 805, no bairro Jardim Oceania, em João Pessoa. Mais informações podem ser consultadas pelo perfil de Instagram @museucasahermanojose.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins