Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Museu Casa de Cultura Hermano José da UFPB terá apresentações musicais gratuitas e visitações guiadas
conteúdo

Notícias

Museu Casa de Cultura Hermano José da UFPB terá apresentações musicais gratuitas e visitações guiadas

publicado: 14/09/2022 17h41, última modificação: 14/09/2022 17h41
Programação acontece entre os dias 19 e 23 de setembro e integra a 16ª edição da Primavera dos Museus

Foto: Aline Lins

O Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), aparelho cultural da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), integrará a programação de eventos socioculturais que serão realizados durante a 16ª Primavera dos Museus, evento nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O objetivo do evento, que em 2022 tem como tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias” é divulgar e valorizar as instituições museológicas nacionais.

Para a ocasião, o MCCHJ preparou uma programação multicultural que conta com visitações guiadas e três apresentações musicais abertas ao público.

No dia 19, às 15h, acontece a apresentação do grupo “Bones a 4”, quarteto composto por instrumentistas bacharéis e mestres em música, que fará uma apresentação com um repertório de músicas populares, tocando composições e arranjos para quarteto de trombones.

No dia 21, às 15h, o quinteto de sopros “Parambuco”, vencedor do concurso de espetáculos musicais BNDES 2017/2018, vai apresentar um repertório composto só por músicas nacionais.

E no dia 23, às 15h, finalizando as apresentações musicais, o MCCHJ recebe o grupo JampaBrass, quinteto de metais da cidade de João Pessoa, que conta com músicos especialistas em instrumentos orquestrados, como trompete, trompa e tuba. Todas as apresentações serão gratuitas.

Já as visitações guiadas ao museu fazem parte da ação “Circular Cultural”, projeto da UFPB organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que busca dar visibilidade aos espaços museológicos da Universidade por meio de roteiros integrados de visitação. Para participar do Circular Cultural é preciso realizar uma inscrição até o dia 18 de setembro, pela internet.

De acordo com a Coordenadora do MCCHJ, Gabriela Luna, o evento Primavera dos Museus tem importância nacional, e faz parte do calendário dos principais museus do país. “E o MCCHJ não poderia ficar de fora. Nós preparamos uma programação especial, gratuita, musical, apresentações preparadas para nosso evento. E a expectativa é de casa cheia a semana inteira", disse a coordenadora.

O MCCHJ fica localizado na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, 805 - Jardim Oceania, João Pessoa - PB.

* *
Com informações de Felipe Synval Carvalho (MCCHJ)
Foto: Aline Lins