Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Museu Casa de Cultura Hermano José participa de feira criativa no bairro do Bessa

publicado: 08/09/2022 18h59, última modificação: 09/09/2022 12h18
Servidores do museu ministrarão oficinas artísticas para crianças

Foto: Aline Lins

Nos dias 10 e 11 de setembro o Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), equipamento cultural da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), participará da programação do Aniversário de 73 anos do bairro do Bessa, durante a realização da VI Feira das Pulgas daquele bairro.

A feira criativa e multicultural é uma das atrações do aniversário do bairro, que nesta edição homenageia Hermano José, um dos ilustres moradores do Bessa.

O evento, que ocorre das 16h às 21h, é realizado pela associação de moradores do Bessa e inspirado nas feiras de pulgas da cidade de Paris. Terá como ponto de encontro o parque Parahyba I e contará com programação de lazer, cultura, ações sociais, gastronomia e entretenimento.

Dentro da programação os servidores da UFPB que atuam no MCCHJ realizarão, no dia 10, a partir das 16h, no Parque Parahyba I, contação de histórias e oficinas de habilidades artísticas para crianças: oficina de arte postal para crianças e oficina de técnicas de frotagem.

Além de participar da programação, o Museu Casa de Cultura Hermano José será um dos homenageados com o troféu Caju, oferecido pelo evento em reconhecimento a pessoas e estabelecimentos que contribuem com o desenvolvimento do bairro do Bessa.

A Pró-reitora de Extensão (Proex) da UFPB tem apoiado práticas de difusão cultural como esta em que se articulam a UFPB e os demais segmentos da sociedade, para que, cada vez mais, a Universidade faça parte das ações culturais locais do Município e do Estado, levando ao público o que a UFPB tem de melhor. Segundo a Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, como o Museu Hermano José é um equipamento cultural da UFPB localizado no Bessa, é extremamente importante que ele participe de eventos que acontecem no bairro e que valorizem a fruição cultural local.

“É uma oportunidade dos moradores e dos visitantes da Feira das Pulgas conhecerem o MCCHJ, poderem agendar ou se organizar para fazer uma visita para conhecer o nosso acervo artístico-cultural pautado nos acervos do artista, professor e ambientalista Hermano José”, disse a docente.

Para a coordenadora do Museu, Gabriela Luna, é importante que o MCCHJ esteja inserido em programações como a do aniversário do bairro do Bessa. “Um museu não pode e nem deve ser apenas uma casa com paredes e obras de arte. É preciso ir além, estreitar laços, construir pontes e estar próximo da nossa comunidade. É um privilégio participar do aniversário do Bessa, receber esse reconhecimento dos moradores e poder levar o nosso Museu para perto das pessoas”, disse a coordenadora.

A VI Feira das Pulgas do bairro do Bessa fomenta a economia criativa e visa estimular o consumo consciente. Contará com expositores, brechós e ambulantes, além de culinária nacional e internacional, exposição de carros antigos, trocas solidárias, bazar, e adoção responsável de animais. A programação completa pode ser visualizada através do Instagram oficial do evento @feiradaspulgasjp.

Hermano José e o Bessa

Hermano José instalou-se no Bessa em 1979. Foi um dos primeiros moradores do local. Além de ter se envolvido na defesa da enseada da orla da cidade, a relação que ele desenvolveu com a praia era de extensão do próprio ateliê. Utilizando das técnicas impressionistas de pintura em ambientes externos, Hermano levava sua maleta de tintas e seu cavalete para a areia da praia a fim de realizar suas características pinturas sobre as falésias de Cabo Branco.

Sobre o Museu

O Museu Casa de Cultural Hermano José, equipamento cultural da UFPB, fica localizado na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, 805, no bairro do Bessa e está aberto à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, gratuitamente.

Ascom/UFPB com informações de Felipe Synval Carvalho (MCCHJ)
Foto: Ícaro Maia