Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Museu da UFPB realiza debate online sobre plano para os próximos cinco anos
conteúdo

Notícias

Museu da UFPB realiza debate online sobre plano para os próximos cinco anos

Bate-papo será nesta quarta (29), às 18h, na página do equipamento cultural no Facebook
publicado: 28/04/2020 17h45, última modificação: 28/04/2020 17h45
Este é o primeiro de 12 debates que discutirão, por exemplo, a digitalização de exposições e acervos. Foto: Angélica Gouveia

Este é o primeiro de 12 debates que discutirão, por exemplo, a digitalização de exposições e acervos. Foto: Angélica Gouveia

O Museu Casa de Cultura Hermano José, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realiza debate ao vivo sobre planejamento, institucionalização, consolidação e enraizamento dos equipamentos culturais destinados a adquirir, conservar, investigar, difundir e expor os testemunhos materiais do homem e de seu entorno. A transmissão será nesta quarta-feira (29), às 18h, através da página do museu no Facebook. 

A mediação será da vice-reitora da UFPB, professora Bernardina Freire, e o evento terá a participação de Marco Acco, do Observatório de Cultura da UFPB; da museóloga da instituição, Maíra Oliveira; de Átila Tolentino, da Rede de Educadores de Museus da Paraíba; e de Luciana Palmeira, do Instituto Brasileiro de Museus. 

De acordo com o coordenador do Museu Casa de Cultura Hermano José, o produtor cultural Alexandre Santos, o debate dará início a projeto construção participativa do plano museológico do equipamento da UFPB, aprovado pelo Programa de Bolsas de Extensão (Probex) da UFPB neste ano. 

É um projeto que visa implementar um processo participativo e ampliado de formulação desta que é a principal peça de planejamento e orientação do desenvolvimento da instituição museal. Os planos museológicos estão previstos no Estatuto de Museus (Lei Federal n. 11.904/2009) como etapa obrigatória para o fortalecimento institucional dos museus nacionais”, destaca Santos. 

Para o produtor cultural, “a construção do plano permitirá o desenvolvimento do Museu Casa de Cultura Hermano José pelo período de 2021 a 2025, planejando a curto, médio e longo prazo os passos de consolidação deste novo museu”. 

Segundo Alexandre Santos, serão 12 programas desenvolvidos ao longo dos cinco anos, a fim de consolidar medidas que “compreendem desde o socioambiental até estruturas de comunicação, ação cultural, arquitetura e eixos fundamentais para desenvolver o museu”. 

Dentro dessa atuação, Alexandre reforça que haverá foco no processo educacional museológico para estudantes de Comunicação, Artes Visuais e cursos afins da UFPB, esperando-se obter uma equipe no com “formação que entenda a complexidade da entidade museológica e possa consolidar a estrutura com parcerias dentro do estado da Paraíba e do país todo”. 

Além do debate desta quinta, haverá outros com temas específicos para elaborar as propostas e os indicativos do plano museológico. Ao longo deste ano, estão programados cerca de 12 debates, que dizem respeito a cada um dos programas do museu. 

Discutiremos ainda ações para circunstâncias em que os museus estão impossibilitados de visitação. Medidas no sentido de reorganização para ambientes virtuais. Os museus precisam atingir a dimensão virtual, apesar de a estrutura física ser a essência deles. Há necessidade de digitalização dos acervos e possibilitar a presença deles na internet”, almeja Alexandre Santos. 

Ascom/UFPB