Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Museu de Arte Popular da UFPB recebe exposição Banquete Cerâmico

Museu de Arte Popular da UFPB recebe exposição Banquete Cerâmico

Abertura e vernissage acontecem nesta sexta-feira (06). Exposição é gratuita e segue até 07 de abril
última modificação: 06/03/2020 15h26
Exibir carrossel de imagens Mais de 25 alunos artistas estão envolvidos na concepção do projeto. Foto: Divulgação

O Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Departamento de Artes Visuais (DAV CCTA), dá início nesta sexta-feira (06) à exposição Banquete Cerâmico. A abertura acontece nesta sexta-feira (06), a partir das 15h, e irá até o dia 07 de abril. A exposição é aberta ao público, com entrada gratuita, e promete um banquete estético para os espectadores.

Coordenada pela professora Fabíola Alves, do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE), a exposição faz parte da pesquisa desenvolvida na disciplina de Cerâmica 2. Banquete Cerâmico é uma obra coletiva elaborada como site specific. O trabalho foi desenvolvido em diálogo com o acervo do NUPPO.

“A ideia era dialogar com o patrimônio, como acervo aqui no NUPPO, que é um museu aberto à recepção das nossas ideias em artes visuais, funcionando um pouco como laboratório para os alunos”, explicou a professora Fabíola, destacando a oportunidade de trabalhar a arte contemporânea em diálogo com a cultura local, com a valorização da identidade e da cultura popular.

Exposição irá até o dia 07 de abrilSegundo a coordenadora, a exposição, que ganhou o nome Banquete Cerâmico, é composta por uma obra única formada por uma série de peças que integram a instalação artística. Mais de 25 alunos artistas estão envolvidos na concepção desse projeto e a ideia do banquete cerâmico direcionou a produção artística, assim como subtema que faz alusão ao ditado popular ‘o apressado come cru’, além de referências da cultura popular, da cultura de massa, do mundo das artes a exemplo do Movimento Antropofágico, referências a comidas típicas e até a elementos do cinema.

“Tem uma série de referências, mas envolvendo a proposta de que é um banquete estético para o olhar do espectador. O espectador vai poder olhar para cada um dos objetos que compõem essa obra única e buscar as referências que lhe são afetivas, ou que lhe provoquem ou lhe tragam algum tipo de experiência estética”, explicou a professora.

Participam da ação os alunos-artistas: Carolina Fogaça, Thierry de Lima, Ana Stossberg, Jefferson William, Feio Franq, Raiara Monteiro, Josefa Cláudia, Gabriela Vieira, Albenise Vasconcelos, Luana Pontes, Livya Ramalho, Ana Cláudia, Letícia Paschoalick, George Martins.Thuania Florencio, Maurício Leal, Júlia Lucena, Krysna Marques, Júpiter Coelho, Ritiele Matos, Kamyla Aires, Ana Lima, João Victor Queiroz, Pedro Mota, Rayanna Cecília e Artax.

O horário de visitação será das 8 às 12h e das 13 às 17h, período de funcionamento do NUPPO.

Posteriormente, haverá ações pedagógicas e artísticas, que estão sendo articuladas para acontecer após o dia 20 de março, e acontecerá paralelamente à exposição.

Ascom/UFPB