Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Museu do Brinquedo na UFPB reúne mais de 300 itens artesanais
conteúdo

Notícias

Museu do Brinquedo na UFPB reúne mais de 300 itens artesanais

Acervo inédito na Paraíba está disponível em site e perfil no Instagram
publicado: 22/07/2020 19h30, última modificação: 22/07/2020 19h30
Peças derivam de diferentes etnias e regiões do Brasil e de países do continente americano, europeu e asiático. Crédito: Museu do Brinquedo da UFPB

Peças derivam de diferentes etnias e regiões do Brasil e de países do continente americano, europeu e asiático. Crédito: Museu do Brinquedo da UFPB

O Museu do Brinquedo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reúne 356 itens artesanais. Durante esta pandemia do novo coronavírus, o acervo do equipamento cultural pode ser conferido por meio do site e perfil no Instagram. 

Fundado fisicamente no ano passado, o museu tem um acervo composto por brinquedos tradicionais e artesanais, normalmente com origem imprecisa e que, por sua importância social, são reproduzidos e repassados de geração em geração. 

O acervo deriva de diferentes etnias e regiões do Brasil; de países do continente americano, como Argentina, Chile, Colômbia, Guadalupe, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Uruguai, Venezuela; da Europa, com procedência na Alemanha, Itália, Bélgica; e da Ásia, com origem no Irã. 

Recebem destaque os brinquedos construídos por artesãos brasileiros, alguns com reconhecimento nacional, tais como Lindalva Neri (João Pessoa/Paraíba), Joeldes Carneiro (Itabaiana/Paraíba), José Camata (Vila Nova/Espirito Santo), Getúlio Damado (Rio de Janeiro/RJ), Efigênia Rolim (Curitiba/Paraná) e Carlos Sebastiani (São Leopoldo/Rio Grande do Sul). 

O museu tem a concepção de que o brinquedo tradicional é um patrimônio a ser vivido, cultivado e difundido pela atual geração. Ele está instalado na sala 19 do prédio que abriga os Programas de Pós-graduação em Educação Física e Fisioterapia, no campus I, em João Pessoa. A visitação ao museu é aberta para grupos, com prévio agendamento. Mas está suspensa durante a pandemia do novo coronavírus. 

À comunidade universitária, é oferecida formação de brinquedistas, com prioridade aos alunos da graduação e da pós-graduação de Educação Física da UFPB e de áreas afins. Para o público externo, é ofertada formação para professores e estudantes da Educação Básica das escolas públicas da Região Metropolitana de João Pessoa.

“O museu foi criado pela importância cultural e educativa do brinquedo. Por sua universalidade. O museu é uma  declaração pública da importância do brinquedo na vida, como via para considerá-los como patrimônio material e imaterial, como ampliação da formação em Educação Física e como espaço para brincar, educar e amar”, afirma Elizara Carolina Marin, professora da UFPB e  uma das idealizadoras do Museu do Brinquedo da UFPB.

De acordo com a docente, o museu está articulado a um movimento mundial para reconhecer a importância dos jogos tradicionais, a exemplo da Associação Pan-americana de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais.

“A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a partir de 1978, começou a reconhecer os jogos tradicionais de diferentes países do mundo como patrimônio histórico da humanidade”, conta a pesquisadora.

Inédito na Paraíba

Nas pesquisas realizadas pelo grupo que administra o  museu, no âmbito nacional, foram identificados dez museus específicos de brinquedos no Brasil. Há museus que possuem sessões de brinquedos, tal como o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Outros dispõem de alguns brinquedos no acervo, a exemplo do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (Nuppo), na UFPB.

Na Paraíba, não foi identificado nenhum museu específico de brinquedos. “No entanto, como o Brasil tem proporções continentais e a constituição de museus de brinquedos são recentes – os registros indicam ser nos anos 1990 –, é possível que existam outros. E seria uma alegria saber da existência de outros”.

Aprovada pelo Programa UFPB no Seu Município 2020, oficina de brinquedos e brincadeiras será o próximo projeto do Museu de Brinquedos da UFPB. A ação tem a proposta de oferecer um espaço e uma metodologia de ensino para construção, experimentação e teorização de brinquedos da cultura popular, cujos protótipos estão disponíveis no Museu do Brinquedo.

Museu do Brinquedo da UFPB é uma ação extensionista da Escola Brincante, laboratório de ensino-aprendizagem-treinamento fundamenta na Pedagogia da Corporeidade e que atribui valor ontológico ao brincar. 

O Museu do Brinquedo nasceu do projeto acadêmico e social dos professores do Departamento de Educação Física da UFPB, Elizara Carolina Marin e Pierre Gomes da Silva. 

O equipamento cultural está relacionado ao trabalho desenvolvido nos grupos de pesquisa dos docentes, respectivamente, Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores e Grupo de Pesquisas em Pedagogia da Corporeidade, este vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB). 

Compõe a equipe do museu os discentes da Licenciatura em Educação Física da UFPB, Priscilla Damasceno (bolsista); Lucas Guimarães; Marcos Viana Júnior; Patrick Macedo e Emmanuelly Morais. 

São fundadores do Museu do Brinquedo da UFPB os professores da federal paraibana, Pierre Gomes da Silva e Elizara Carolina Marin; os doutorandos Danielle Gonçalves, Leys Soares, Rodrigo Cruz, Samara Florêncio; o professor da rede pública de ensino, José Everaldo dos Santos; e o professor de Educação Física Personal, Isnaldo Araújo Júnior. Outros detalhes sobre o museu devem ser consultados pelo e-mail museudobrinquedo.ufpb@gmail.com.

* * *
Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB