Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Museu Hermano José abre exposição Boi do Bessa

Museu Hermano José abre exposição Boi do Bessa

publicado: 14/03/2023 12h18, última modificação: 15/03/2023 09h23
Inscrições vão até 28 de março

Foto: Felipe Synval

O Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), deu início à exposição “Boi do Bessa” do artista plástico Clóvis Júnior. Na exposição é possível conferir os estandartes do tradicional bloco de carnaval do bairro dos cajueiros.

Clóvis Júnior, fundador do Bloco, é artista plástico, e foi aluno e amigo de Hermano José. A origem cultural do Bloco é o bairro onde a expressão carnavalesca se situa, que é o mesmo onde está localizado o MCCHJ.

Além de fazer alusão aos cajueiros do bairro do Bessa, que foram desaparecendo do local devido ao desenvolvimento imobiliário, o bloco valoriza a cultura popular através da figura do bumba meu boi, que no Boi do Bessa tem chifres em forma de caju, em alusão aos cajueiros e vacarias que costumavam existir no local.

A história dos 29 anos do bloco estará exposta em estandartes e adereços representativos da importante mobilização artística e cultural da cidade de João Pessoa. O bloco tem como um dos temas a ecologia e o maracatu rural comum no município de Pedras de Fogo para conscientizar a população sobre o desmatamento do bairro e importância da preservação e replantio de plantas nativas.

Para garantir uma sensação mais próxima de um desfile carnavalesco de rua, a exposição conta ainda com a peça de um boi, em tamanho grande, para que os visitantes possam interagir e tirar fotos

A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, nº 805, das 8h às 16h, até o dia 28 de abril.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Foto: Felipe Synval